O Google Maps possui uma função que ajuda usuários a salvar locais importantes como contatos na agenda do celular. O procedimento, disponível apenas na versão para Android do aplicativo, cria um cartão de contato que exibe nome e o endereço do local em formato de link. Dessa maneira, o ponto do mapa fica salvo no Maps e também na agenda do celular, o que permite abrir o local em outros apps de mapa e rotas como o Waze.

A função é ideal para salvar locais importantes, como pontos de reunião, escolas, parques públicos, pontos turísticos e estabelecimentos que serão visitados com frequência. A ação envia o novo contato para o Google Contatos e pode ser visualizado, inclusive, em computadores e outros dispositivos Android. Para saber como salvar locais do Google Maps na agenda de seu smartphone, siga o passo a passo a seguir.

Tutorial mostra como salvar locais do Google Maps como contatos na agenda do Android (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Criando um contato

Passo 1. Abra o Google Maps e toque no local que deseja salvar a localização. Em seguida, arraste para cima da tela a descrição e toque no ícone de três pontos no canto superior direito da tela.

... .6115107914%;">

Caminho para visualizar opções de um local no Google Maps para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Nesse momento, toque em "Adicionar aos contatos". Na próxima janela, digite um nome para o local e toque na opção "Criar contato".

Opção para salvar como contato um local do Google Maps para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Na tela de confirmação para criar um novo contato, toque em "Adicionar endereço de casa". Em seguida, você verá que o local aparecerá no mapa com o nome que você digitou no registro de contato. Esse ponto do mapa foi etiquetado e é possível encontrá-lo rapidamente no aplicativo. Para isso, toque no ícone de três barras no canto superior esquerdo da tela.

Ação para salvar um local do Google Maps como contato no celular Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Em "Seus lugares", encontre o local ao acessar a opção "Etiquetados". Você pode usar esse caminho para ver o ponto no mapa de forma rápida.

Caminho para encontrar um contato salvo no Google Maps (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Acessando o contato na agenda do celular

Passo 1. Abra o app Contatos e toque no ícone de lupa na parte superior da tela. Em seguida, digite o nome do contato criado e toque no resultado correspondente.

Opção para encontrar no celular um contato criado pelo Google Maps para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. O cartão do contato possui uma descrição do endereço que funciona como link para apps de mapas. Toque nesse link e escolha onde deseja abrir o local.

Ação para abrir endereço no Maps ou no Waze (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Aproveite a dica para manter em sua agenda do celular links com locais importantes da base de dados do Google Maps.

Qual é o melhor app concorrente do Waze e Google Maps? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.