A not?cia recente de que o WhatsApp pode ser suspenso temporariamente no Brasil deixou muitos usu?rios incr?dulos. A a??o, noticiada pelo G1, corre em segredo de Justi?a e j? causou temor entre os f?s do mensageiro. Seria mesmo poss?vel que uma operadora conseguisse bloquear o acesso ao famoso aplicativo de mensagens??

WhatsApp: conhe?a os principais mitos e verdades sobre o mensageiro

WhatsApp pode ser suspenso temporariamente no?Brasil (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O TechTudo conversou com especialista em seguran?a Maur?cio Kilikrates para saber se o processo ? mesmo vi?vel. Para infelicidade dos usu?rios, a resposta ? sim. O especialista explica que o WhatsApp funciona atrav?s de um servidor e ? por ele que as mensagens s?o enviadas antes de serem direcionadas ao contato.?Isso garante que, mesmo que o celular do destinat?rio esteja desligado ou desconectado da Internet, ele receba a mensagem quando estiver apto.

S?o as operadoras que fazem a ponte entre servidores e usu?rios. S?o elas que det?m o IP de cada aparelho - o principal protocolo de envio e recebimento de dados MS Internet -, e portanto, s?o elas que fazem as interconex?es. Logo, ? poss?vel concluir que as empresas de telefonia podem bloquear de seus clientes o acesso ao aplicativo de mensagens a qualquer momento.?

Mas ainda n?o h? motivos para lamentar. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Servi?o M?vel Celular e Pessoal, as operadoras ainda est?o recorrendo ao processo para tentar invalidar a medida judicial.?"O SindiTelebrasil entende que a medida pode causar um enorme preju?zo a milh?es de brasileiros que usam os servi?os, essenciais em muitos casos para o dia a dia das pessoas, inclusive no trabalho. Para n?s, a medida ? desproporcional, j? que para conseguir informa??es de um n?mero reduzido de pessoas, negadas pela propriet?ria do WhatsApp, decidiu-se suspender o servi?o em todo o pa?s, e para isso, exigir a aplica??o dessa medida das prestadoras de telecomunica??es, que n?o t?m nenhuma rela??o com o servi?o", declarou o?SindiTelebrasil em entrevista ao TechTudo.?

O WhatsApp ainda n?o se posicionou oficialmente sobre a decis?o da Justi?a Estadual do Piau?. E, apesar da determina??o do magistrado, o app continua funcionando normalmente.?

Quer restaurar as conversas do WhatsApp?

... >?Veja no F?rum do TechTudo?

Entenda o caso

Nesta quinta-feira (25), o juiz da Central de Inqu?rito da Comarca de Teresina, do Tribunal de Justi?a do Piau?, Luiz Moura Correia, determinou que todas as companhias de telefonia suspendessem o acesso aplicativo WhatsApp no Brasil. Segundo o G1, a secretaria de seguran?a do estado declarou que o motivo teria decorrido de uma investiga??o de crimes de pedofilia. Por?m, n?o houve uma confirma??o oficial do motivo da decis?o e a a??o ainda tramita em segredo de Justi?a.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.