As assistentes virtuais dos celulares permitem que usuários digitem textos sem usar o teclado virtual. O recurso de ditado, presente no teclado nativo do iPhone (iOS) e no aplicativo Gboard para Android, é ideal para pessoas que possuem problemas para usar a tela sensível ao toque, ou que estão com as mãos ocupadas enquanto escrevem um texto no celular.

Quando ativado, o modo ditado usa o microfone do smartphone para captar a voz do usuário e gerar textos automaticamente. Na maioria das vezes o resultado é satisfatório. No entanto, pontuações não são reproduzidas, o que pode gerar ruído no entendimento da mensagem. Aprenda a usar o recurso neste tutorial.

Tutorial mostra como usar o modo ditado para escrever textos sem digitar na tela de smartphones. (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

iPhone + teclado nativo do iOS

Passo 1. Em um chat do WhatsApp ou em outro mensageiro, toque no ícone de microfone do teclado virtual. Em seguida, use a opção "Ativar Ditado".

... ABAAD/2wBDAAMCAgMCAgMDAwMEAwMEBQgFBQQEBQoHBwYIDAoMDAsKCwsNDhIQDQ4RDgsLEBYQERMUFRUVDA8XGBYUGBIUFRT/2wBDAQMEBAUEBQkFBQkUDQsNFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBT/wgARCAAVABkDASIAAhEBAxEB/8QAGAAAAwEBAAAAAAAAAAAAAAAAAAYHAwX/xAAXAQADAQAAAAAAAAAAAAAAAAAAAgME/9oADAMBAAIQAxAAAAFn4VKVDEvaP8uKXSLhVpNQwWX/xAAeEAACAwACAwEAAAAAAAAAAAAEBQACAwEGBxITFf/aAAgBAQABBQJG9J337W4LPIvgfhh+kRAEtFkfeoL1i7VWWxfvYqeSjbU1v2LTnL6cz//EABkRAAIDAQAAAAAAAAAAAAAAAAACASJBMf/aAAgBAwEBPwG+nNGmop//xAAZEQEAAgMAAAAAAAAAAAAAAAAAEUEBEiL/2gAIAQIBAT8B06la8of/xAArEAACAQIDBwIHAAAAAAAAAAABAgMABBESIQUTIiMxQZFRcRQyQ4GhscH/2gAIAQEABj8Cu/iJYJDvGHNlyHAHTtWz7eDczZnbNFaTb0v+BhUkjbOlwVcWOZdPfWvn/VSiNrk5nZicq9z71sW7uZ2W2ErLzlUBeA+n2q5EdzalmiYKuYcWldB5qfH6Teat1IxWCbp68NFREgOGhwB/ldvFf//EACAQAQEAAgEDBQAAAAAAAAAAAAERACFREDFhQXGBkeH/2gAIAQEAAT8hNAYWSkEIk+c03EHEBp4F9ectCRxhDvh5ebhLpykxbIQUajdt8sdQyStcK5r82DlhcvdN17ZYZcqeTNevEg++jP/aAAwDAQACAAMAAAAQ2fcg/8QAFhEBAQEAAAAAAAAAAAAAAAAAAREA/9oACAEDAQE/EIUpmViVkjJbd//EABsRAAMAAgMAAAAAAAAAAAAAAAABESExcbHR/9oACAECAQE/EKq1OX1IJZeiSCFpH//EACAQAQEAAgEDBQAAAAAAAAAAAAERADEhQZHRUWGx8PH/2gAIAQEAAT8QgKqDOzAEg7bbxgggoFFdZxKcvRMp2zUYqMQj2z8Hwy99dRVkMQdMqbzbVuMRVQgbB0mFdqjABFlpzOvOX7n4w1y+ylQ4hFOjQyDHcwbSmUWhtOMQmnbubnJnsdjxn//Z">

Ação para ativar o ditado do iPhone para usar em mensagens do WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Dite a mensagem para que o sistema crie a frase a partir de sua fala. Quando terminar, toque no ícone de seta do mensageiro.

Ação para ditar mensagens para enviar no WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Celular Android + teclado Gboard

Toque em um campo de texto para ativar o Gboard. Em seguida, toque no ícone de microfone e dite a mensagem. Por fim, pressione a seta para enviar.

Ação para ditar uma mensagem no WhatsApp usando o Gboard para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Exemplos para usar o ditado no celular

Você também usar o ditado nas redes sociais, inclusive no Facebook. Para isso, seja no iPhone ou no Android, basta seguir as dicas acima para compor seu comentário, criar um post ou usar a busca dentro da plataforma.

Opção para comentar no Facebook usando a opção de ditado do celular (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Navegadores web

Caso precise, use também a ferramenta para compor a URL de um site que deseja visitar pelo celular. Nos dois sistemas, basta tocar no campo de busca para que o teclado apareça. A partir daí, siga as dicas anteriores para usar o modo ditado.

Ditado usado para compor a URL de um site no celular (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Como resolver falha no teclado virtual do celular? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.