O TestM é um app gratuito para Android e iPhone (iOS) que avalia a performance de qualquer smartphone, entregando um diagnóstico completo em até cinco minutos. A aplicação leva em consideração itens como tela, som (alto-falantes, receptor do telefone, microfone e fones de ouvido) e sensores de movimento (acelerômetro e bússola). Também são analisados a conectividade (Wi-Fi, Bluetooth, celular e GPS), o hardware (sensor de luz, carregador, os botões de hardware, vibração, proximidade, impressão digital) e as câmeras (frontal, traseira e flash) do celular.

Esses recursos fazem do TestM um app ideal para fornecer um relatório completo das condições de uso de um telefone antes de uma compra ou venda. A seguir, veja o passo a passo de como aproveitar as funções do aplicativo para testar a performance do smartphone.

O app TestM avalia 20 aspectos diferentes de seu smartphone (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Passo 1. Baixe e instale o TestM no seu celular.

Passo 2. Na tela inicial do app, escolha a opção “Teste Completo” e o primeiro deles será o de tela. Toque em “Iniciar”.

... 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">

Selecione a opção "Teste Completo" do TestM (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 3. Para avaliar a tela sensível ao toque, arraste o dedo pelo display. Caso termine antes, aguarde o fim da contagem de tempo, até aparecer a imagem de conclusão. Toque sobre “Próximo teste” para continuar a análise.

Arraste o dedo pela tela para avaliar o Test M avaliar o touchscreen (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 4. Você será direcionado ao teste dos alto-falantes. Toque em iniciar e aproxime os ouvidos da saída de som do aparelho para ouvir os três números que serão falados. Grave esses números.

Aproxime o ouvido da saída de som do aparelho para ouvir os números ditados pelo TestM (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 5. Digite os números ouvidos no teclado exibido na tela. Caso algum algarismo seja inserido por engano, toque em “Limpar” para inserir novamente os dados. Assim que finalizar a sequência, o app levará à tela de conclusão do teste. No entanto, caso não se recorde ou não tenha ouvido bem o que foi dito, clique em “Tentar novamente”. Para continuar os testes, toque em “Próximo Teste”.

Digite os números ouvidos no teclado numérico do TestM (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 6. Toque em “Iniciar” para avaliar o microfone. Aguarde o app solicitar a fala e, então, diga “Olá” em um tom audível até que apareça a mensagem de conclusão.

Diga "Olá" ao TestM até que apareça a mensagem de conclusão do teste (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 7. Toque em “Próximo Teste”. Plugue seus fones de ouvido na entrada correspondente e pressione “Iniciar”. Caso não tenha o fone em mãos, selecione a opção “Ignorar”.

Conecte o fone de ouvidos à entrada para testá-la no TestM (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 8. Ouça e memorize os números citados e, em seguida, os digite no teclado que aparece na tela.

Digite no teclado numérico os números ouvidos no TestM (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 9. Toque em “Próximo teste”. Para avaliar o acelerômetro, toque em “Iniciar”.

Clique em "Iniciar" para testar o acelerômetro no TestM (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 10. Como orientado pelo app, balance seu aparelho para cima e para baixo, e para um lado e para o outro, até que apareça a mensagem de conclusão. Avance em “Próximo Teste”.

Balance o telefone para cima e para baixo e para um lado e para o outro (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 11. Toque em “Iniciar” para testar a bússola do celular e, em seguida, vire-o de tela para baixo, sobre alguma superfície. Aguarde até o alerta de que a avaliação foi concluída.

Coloque seu celular com a tela para baixo sobre uma superfície (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 12. Toque em “Próximo Teste”. Para começar a verificação do receptor de Wi-Fi, toque em “Iniciar”.

Clique em "Iniciar" para checar o receptor do Wi-Fi (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 13. Aguarde o TestM finalizar o processo. Na tela seguinte, clique em “Próximo Teste” para checar o funcionamento do Bluetooth.

Aguarde o TestM finalizar a verificação do Wi-Fi (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 14. Antes de iniciar a avaliação, ative a sua conexão Bluetooth e, em seguida, toque em “Iniciar”. Aguarde até que apareça a mensagem de conclusão.

Ative a conexão Bluetooth antes de fazer o teste (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 15. Toque em “Próximo Teste” novamente, dessa vez para analisar a entrada do cartão SIM. Para essa avaliação é necessário que haja um chip inserido. Em seguida, vá até a opção “Iniciar”.

É necessário que haja um SIM Card inserido no smartphone (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 16. Aguarde até a exibição da mensagem de conclusão e, então, toque em “Próximo Teste” para checar o GPS.

Clique em "Próximo Teste" para avaliar o GPS (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 17. Toque em “Iniciar”. Aguarde o app finalizar o processo de verificação do GPS, até que apareça a mensagem de conclusão.

Aguarde o TestM finalizar a verificação do GPS (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 18. Toque em “Próximo Teste” e, então, em “Iniciar” para testar o sensor de luz.

Clique na opção "Próximo Teste" para analisar o sensor de luz (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 19. Posicione sua mão em frente ao sensor até que o programa exiba a opção para realizar mais uma avaliação. Toque sobre “Próximo Teste” para dar continuidade à avaliação de performance.

Posicione a mão em frente ao sensor de luz por alguns segundos (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 20. Conecte o seu smartphone em um carregador ligado na tomada e, em seguida, toque em “Iniciar”. Aguarde alguns segundos, sem remover o carregador do aparelho, até que o processo seja concluído.

Conecte o smartphone a um carregador ligado na tomada (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 21. Toque sobre “Próximo Teste” para avaliar os botões de hardware e, depois, em “Iniciar”.

O próximo passo é a avaliação, no TestM, dos botões de hardware (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 22. Pressione o botão que aumenta o volume e, quando o TestM solicitar, aperte aquele que diminui o volume.

Quando o TestM solicitar, pressione os botões de volume (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 23. Quando o app informar, aperte o botão que liga e desliga o telefone. Caso ocorra tudo corretamente, você será direcionado para a mensagem de conclusão. Toque em “Próximo Teste”.

O TestM avaliará também o funcionamento do botão de ligar e desligar (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 24. Antes de começar, certirfique-se de que o recursos de vibração do seu celular estão ativados e, em seguida, toque em “Iniciar”. Fique atento: a aplicação fará o smartphone vibrar alguma vezes. Memorize o número de repetições.

Fique atento ao número de vezes que o TestM fará o smartphone vibrar (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 25. No teclado numérico que surgir na tela, insira o número de vezes em que sentiu a vibração. Depois, selecione a opção "Próximo Teste".

Insira a quantidade de vibrações no teclado numérico do TestM (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 26. Toque em “Iniciar”. Aproxime sua mão sobre o display até que apareça a mensagem de conclusão.

Aproxime a mão da tela para que o TestM avalie o sensor de proximidade (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 27. Toque em "Próximo Teste" para checar o leitor de impressão digital. Se tiver o recurso em seu celular, vá em "Iniciar". Caso seu dispositivo não tenha o sensor, basta optar por "Ignorar".

Caso seu aparelho não tenha leitor de impressão digital, basta clicar em "Ignorar" (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 28. Para testar a biometria, posicione seu dedo sobre o leitor, até que a mensagem de conclusão do processo apareça na tela. Então, toque sobre “Próximo Teste” para dar continuidade à avaliação geral de seu celular.

Posicione o dedo corretamente sobre o leitor biométrico (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 29. Toque em “Iniciar” e, em seguida, posicione-se de frente para a câmera frontal do celular. Caso o app não reconheça um rosto, o teste não será considerado como válido e o usuário terá que repeti-lo. Aguarde até o final da contagem.

O TestM precisa reconhecer um rosto humano para validar o teste da câmera frontal (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 30. Toque em "Próximo Teste" e, depois, em “Iniciar” para checar o funcionamento da câmera principal do dispositivo.

Clique em "Iniciar" para verificar a câmera traseira com o TestM (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 31. Mais uma vez, vire a câmera para você, para que o TestM verifique um rosto. Então, toque em “Próximo Teste” para a avaliação do último item.

Vire a câmera traseira para o seu rosto para que o TestM possa avaliar (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 32. Toque em “Iniciar”, aguarde a luz do flash piscar e conte quantas vezes isso se repete.

Conte o número de vezes que o flash piscará (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 33. Insira a quantidade de vezes no teclado numérico e finalize o teste do aparelho ao clicar em “Concluir”.

Insira a quantidade de vezes que o flash piscou no teclado numérico do TestM (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 34. Role a tela inicial do TestM até o final e selecione a opção “Criar Relatório Meu TestM”. Em seguida, é possível visualizar as principais informações sobre o seu smartphone.

Finalizado o processo de avaliação, acesse o relatório (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

O relatório mostrará todas as informações dos testes feitos.

Confira a avaliação do TestM no relatório (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Caso um dos testes não seja bem executado ou o app não reconheça, por exemplo, o fone ou o carregador, surge na tela uma mensagem de que a avaliação não foi bem sucedida e poderá ser realizada posteriormente. Há ainda a opção de salvar o relatório como imagem na galeria ou enviá-lo via e-mail, WhatsApp ou Messenger para algum comprador interessado em seu aparelho, para que ele tenha certeza das condições do produto que deseja adquirir.

Película de vidro pode atrapalhar a câmera frontal? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.