O Todoist é uma ferramenta de organização de tarefas disponível para celulares, tablets e PC. Além de gerenciar, em formato de lista, tudo que o usuário precisa fazer no seu trabalho, o aplicativo tem como proposta garantir que tais tarefas sejam cumpridas. Para isto, o software traz recurso que divide as tarefas em projetos, ordena por dias da semana e tem sistema de prazos.

Um recurso que reforça essa proposta do Todoist é o “Karma”, que usa mecânicas de gamificação para engajar mais ainda os usuários, e incentivá-los a cumprir as tarefas dentro do prazo e, com isso, conquistar pontos para subir de nível, como se fosse um jogo.

Dicas para dominar o Todoist no celular (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Compatível com praticamente todos os sistemas móveis e desktop, o programa permite incluir tarefas no app para Android e concluí-las no programa para Windows 10, por exemplo. Isso torna-o uma opção a ser considerada para aumentar a produtividade do usuário. Entretanto, algumas funções estão disponíveis somente por meio de uma assinatura mensal. É o caso das etiquetas, lembretes, sistema de comentários, upload de arquivos e backup.

A seguir, conheça as dicas que podem ajudá-lo a se tornar um profissional mais produtivo.

Como adicionar uma tarefa com data de entrega

Passo 1. Para adicionar uma tarefa, toque no botão “+”, na parte inferior direita da tela, digite uma frase e aperte o botão de avião de papel para completar.

... e-centered">

Adicione a sua primeira tarefa (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 2. Deslize o dedo para o lado esquerdo sobre uma tarefa. Você verá o símbolo de um calendário na cor amarela. Toque sobre ele. Na tela seguinte, escolha o prazo de entrega da tarefa. Para efeito de exemplo, vamos escolher “Amanhã”.

Defina um horário limite para entrega (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Como marcar uma tarefa como cumprida

Em cima do nome da tarefa, deslize o dedo na tela, desta vez para o lado direito, até aparecer o símbolo verde. Toque sobre ele.

A imagem mostra como usuário deve indicar quando cumprir uma tarefa (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Como criar um projeto com várias tarefas

Criar projetos para condensar as suas tarefas é a melhor maneira de organizar a sua demanda e se manter focado. Assim, o usuário também consegue ter a exata noção do quanto ainda falta para terminar seu trabalho.

Passo 1. Toque no botão do menu e, depois, em “Projetos”.

Inicie um novo projeto (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 2. Escolha “Gerenciar projetos” e “Adicionar projeto”.

Adicione um projeto à lista geral do app (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 3. Defina um nome para o seu plano de trabalho e toque no ícone de avião de papel.

Escolha um nome para o seu projeto e siga em frente (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 4. De volta ao menu, toque no nome do projeto para abrir a guia dele. Você verá todas as tarefas relacionadas. Edite data e hora como preferir.

Agora, basta adicionar as tarefas do seu projeto (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Como compartilhar um projeto com amigos

Passo 1. Dentro da guia do projeto, toque no menu com os três pontos, no canto superior direito, e selecione “Compartilhar Projeto”.

Compartilhe o projeto com outras pessoas que podem ajudar (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 2. Toque no ícone que representa uma pessoa, digite o email do contato e escolha “Adicionar e-mail”. Para participar, o outro usuário deverá abrir o email, aceitar o convite e ter o app instalado no seu celular ou PC.

Adicione uma pessoa por email (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 3. Você também pode optar por adicionar uma pessoa da sua lista de contatos do celular. Basta tocar em “Adicionar dos contatos” e selecionar um amigo.

O usuário também pode escolher entre os contatos do celular (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Como usar a ferramenta Karma

Passo 1. Acesse o menu representado por três linhas na parte superior esquerda da tela e, em seguida, toque em seu nome de usuário.

Entre na página de Karma (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 2. A tela que abre não exige qualquer ação do usuário, ela serve apenas para que possamos consultar a evolução do nosso Karma. Ao tocar na pontuação, por exemplo, é possível saber quantas tarefas são necessárias para evoluir em cada estágio do “jogo”.

Veja o quanto de Karma você já conseguiu conquistar (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Qual o tablet ideal para produtividade? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.