Um script malicioso injetado em sites na Internet pode fazer com que o Chrome trave. O alerta foi dado pela MalwareBytes em um comunicado divulgado na última terça-feira (6). O código faz com que o navegador congele e mostre uma mensagem de aviso para o usuário ligar para um número de telefone.

O curioso é que os hackers que desenvolveram o script utilizaram como base um recurso do próprio navegador do Google. Através de uma API do programa, o código faz com que o Chrome inicie milhares de downloads em poucos segundos.

Site faz CPU travar em 100% de uso (Foto: Divulgação/MalwareBytes)

Ao baixar vários arquivos ao mesmo tempo, o Chrome exige mais do hardware do computador e o processador pode ficar travado em 100% de uso. Em máquinas mais básicas, a ação pode, até mesmo, impedir que o usuário consiga fechar o navegador de forma normal.

A princípio, o erro parece inofensivo, já que não foi descoberto nada relativo a roubo de dados ou a instalação de spywares. No entanto, usuários menos experientes podem ficar apreensivos com a mensagem de que o computador está com vírus e ligar para o número que aparece na tela. Ao fazer a ligação, a vítima pode ser alvo de engenharia social, um mét

... odo usado para obter informações confidenciais.

Como se proteger

De acordo com a MalwareBytes, uma das formas de evitar esse problema é deixar o bloqueador de anúncios ativo. Como o site não vai conseguir carregar o código, o Chrome não vai travar. Caso o navegador congele, a alternativa é fechar o aplicativo pelo Gerenciador de Tarefas do Windows.

Chrome não faz downloads? Veja soluções no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.