Navegar na Internet nos anos 1990 e 2000 era sinônimo de conexão discada. Nesse período, surgiram sites e serviços online que marcaram a vida de pessoas que estavam começando a se tornar "internautas", como se chamava à época. No Brasil, grandes portais e provedores, como a Globo.com, salas de bate-papo e mensageiros instantâneos, como MSN, ICQ e mIRC, faziam sucesso – além dos serviços de e-mail gratuitos e sites de busca como o Cadê?.

Os "internautas" dos anos 1990 e 2000 usavam computadores de mesa e Internet discada (Foto: Pond5)

Conhecido como linha discada ou dial-up, o sistema tinha vários problemas, entre eles, a instabilidade e a lentidão – a velocidade máxima era 56,6 kbps. A linha telefônica ficava ocupada pelo tempo em que a pessoa estivesse online. O acesso era pago pelo custo de uma ligação normal, ou seja, quem ficasse conectado por uma hora, pagaria o valor de uma ligação de mesma duração.

Apesar das dificuldades e de ter se tornado "coisa do passado" para a maioria dos usuários, as lembranças desse período vão além do barulho da conexão sendo realizada. Relembre seis sites e programas que eram sucesso no tempo da Internet discada.

Cadê?

Fundado em 1995, o Cadê foi a primeira empresa brasileira no ramo de buscadores. As pesquisas indicavam páginas na web, imagens, vídeos, notícias e produtos em shopping virtual. O site também oferecia serviço de e-mail próprio. Apes

... ar da fama, o serviço não resistiu à explosão do Google e, anos depois, foi vendido para o Yahoo!.

Sucesso no Brasi, anos depois o Cadê foi incorporado ao Yahoo! (Foto: Reprodução/Archive.org)

Kazaa

O Kazaa era um programa de compartilhamento de arquivos que usava a tecnologia P2P, ou seja, nesse sistema o usuário é, ao mesmo tempo, servidor e cliente de conteúdo. Criado em 2001, o objetivo era que os usuários trocassem arquivos de música e imagens. Mesmo na época da internet discada, o Kazaa era preferência entre os brasileiros. Apesar do grande sucesso, o programa foi descontinuado por problemas legais.

O Kazaa disponibilizava vídeos e músicas em MP3 para compartilhamento (Foto: Reprodução/TechTudo)

Winamp

Muito popular nos anos 1990 e 2000, o Winamp foi lançado em 1997. Ele era um reprodutor de músicas e vídeos. Seu maior sucesso era a interface, que podia ser personalizada com “skins”, os famosos temas, para deixar a aparência do software diferenciada. Capaz de reproduzir diversos formatos de som e de vídeos, o programa contabilizou, em fevereiro de 2005, cerca de 33 milhões de usuários. Sem o mesmo sucesso de antes, o Winamp continua no ar com versões para Windows e macOS.

Winamp fez sucesso nos anos 90 e 2000 (Foto: Reprodução/TechTudo)

mIRC

O mIRC foi um dos primeiros programas de conversas virtuais. Ele tinha um layout "rústico" e funcionava como uma espécie de sala de bate-papo, também chamadas de canais. Lançado em 1995, o programa não tinha suporte para fotos ou qualquer tipo de perfil. Os usuários se identificavam por meio de um “nickname”. Mesmo assim, ele foi tão popular que, em seu auge. chegou a alcançar 150 milhões de downloads.

mIRC foi um programa de bate-papo que fez sucesso (Foto: Reprodução/FileHorse)

ICQ

O ICQ foi um dos pioneiros mensageiros instantâneos, o que era uma proposta inovadora para a época. Lançado em 1996, o programa atingiu o número de um milhão usuários em apenas dois anos. Ao se cadastrar no ICQ, o usuário recebia um número de identificação, que seria como nome de usuário. Apesar do sucesso absoluto na época, a empresa ficou para trás quando a Microsoft lançou o MSN Messenger.

Atualmente o ICQ possui versão mobile e para PC (Foto: Divulgação/ICQ)

MSN Messenger

Lançado em 1999, o MSN Messenger ultrapassou o ICQ de forma rápida, se tornando um dos programas de mensagens instantâneas que fez mais sucesso. Em 2002, o programa já contava com cerca de 75 milhões de usuários. O MSN perdeu a popularidade e, em novembro, de 2012 foi anunciada a descontinuidade do programa, deixando saudade em muitas pessoas.

Versão 7.0 do MSN Messenger, lançada em 2005 (Foto: Reprodução/TechTudo)

Qual aparelho dos anos 90 deixou saudade? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.