Comprar uma caixa Bluetooth da JBL por um preço mais baixo é o sonho de consumo de muitas pessoas. O dinheiro pode estar curto, mas a vontade de ter um speaker da fabricante, como a Xtreme, a Flip 3 e a Charge 3, é grande. Com isso, o próprio site oficial da marca oferece uma alternativa para esse público: são os produtos seminovos, ou remanufaturados (refurbished, em inglês), que já foram usados, mas que por alguma circunstância retornaram à fábrica. Os dispositivos sofreram reparos e estão novamente bons para o uso.

Para se ter uma ideia, o desconto para um produto nessas condições pode chegar a R$ 600. De acordo com a JBL, os itens vendidos na condição de seminovo foram restaurados "com peças originais, testados e habilitados por uma equipe técnica especializada", o que habilita novamente o funcionamento integral com "segurança, qualidade e desempenho".

Condições

No entanto, nem tudo são flores para quem compra uma caixa JBL refurbished. O consumidor que optar pela alternativa mais barata encontra algumas desvantagens. A principal delas diz respeito à garantia, que, neste caso, não dura o tempo comumente oferecido de um ano. As caixinhas seminovas estão cobertas somente pela garantia legal de 90 dias corridos.

Outro problema é a duração do tempo de carga e da bateria, que pode perder números em relação ao exemplar novo, além de possíveis marcas de uso. Vale lembrar, porém, que nada disso é uma regra. O produto pode acompanhar ainda cabos e conectores igualmente seminovos.

Quem preza pela qualidade das embalagens de seus eletrônicos, também pode ficar um pouco desapontado ao receber o alto-falante em casa. Isso porque, de acordo com o site oficial, o pacote dos remanufaturados "contém apenas informações obrigatórias por lei, sem nenhum tipo de apelo visual".

... .9826087 4.775,3.52173913 6.5,3.52173913 C8.225,3.52173913 9.625,4.9826087 9.625,6.7826087 C9.625,8.5826087 8.225,10.0434783 6.5,10.0434783 L6.5,10.0434783 Z" id="Shape"> Produtos podem acompanhar cabos e conectores seminovos (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Vale lembrar que a JBL não é a única a oferecer eletrônicos reparados de forma oficial. A Canon do Brasil também adere à prática de reembalar câmeras e oferecer descontos. Lá fora, a prática é comum em companhias como a Apple e com as famosas câmeras de ação da GoPro, por exemplo.

Cuidados

O principal cuidado na hora de comprar uma caixa Bluetooth nesta categoria é a fonte. Já que o site oficial oferece o produto descontado de maneira segura, pode não ser a melhor escolha recorrer a terceiros. Em sites de leilão, também é possível encontrar produtos que foram barateados após sofrer reparos, mas não há como saber se o procedimento foi feito com o cuidado necessário e peças originais.

O consumidor também corre o risco de estar comprando uma caixinha falsificada ou até mesmo roubada. Por isso, se for comprar um produto remanufaturado fora do site oficial, prefira lojas do varejo que sejam conhecidas e tenham boa reputação e não se esqueça de ler todas as condições de venda "como uma lupa".

JBL Flip 3 foi lançada em 2015 (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Confira o custo-benefício

Para quem não se importa com as condições listadas acima e prefere mesmo economizar, os descontos oferecidos devem agradar bastante.

A tabela abaixo traz os produtos que, até a publicação desta matéria, estavam disponíveis na condição de seminovo no site oficial da JBL. Vale lembrar que é preciso conferir o site com frequência, já que o estoque para aparelhos remanufaturados pode esgotar ou se renovar. Também é possível que, no futuro, outros produtos como fones de ouvido e mini systems deem as caras por lá.

Vale a pena comprar caixas de som da Xiaomi? Opine no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.