O Chrome recebeu, nesta quinta-feira (15), uma função que bloqueia propagandas invasivas de forma automática. O recurso de ad-blocker funciona como um filtro capaz de esconder apenas os anúncios considerados desagradáveis pela Coalition for Better Ads (Coalizão por Melhores Anúncios, em português). Esse grupo é composto por nomes como Google, Facebook, Microsoft e outros. A ferramenta está disponível no navegador Chrome das plataformas Windows, Linux, Mac, Android e iOS (iPhone).
Como funciona o recurso?
A nova ferramenta analisa as páginas da web e bloqueia 12 formatos de anúncios. Para desktop, o recurso esconde quatro tipos indesejados de publicidade: pop-ups, vídeos com som em reprodução automática, banners grandes fixos ao site e propaganda em tela cheia com contagem-regressiva para fechá-la.
Já nos celulares e tablets, o navegador bloqueia mais oito formatos diferentes de propaganda, resultando num total de 12 tipos de anúncios proibidos. São eles: banners animados que “piscam”, publicidade em tela cheia, sites com mais de 30% de anúncio, entre outros.
Se o anúncio se encaixar em uma dessas categorias, o Google notificará o dono do site. Caso, ao final do prazo de 30 dias, o proprietário não tome nenhuma providência quanto às propagandas, elas serão bloqueadas pelo Chrome.
O que muda para o usuário?
Um aviso será exibido para o usuário no navegador, informando que o anúncio foi bloqueado. Caso queira acessar o conteúdo oculto, basta desativar o recurso ao escolher a opção "Sempre permitir anúncios neste site".
A ferramenta será automaticamente instalada quando o usuário atualizar o Chrome para a versão mais recente, seja no desktop ou nos dispositivos móveis.
Via Softpedia News
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