O Facebook e a Unicef lançaram nesta segunda-feira (19) uma ferramenta para informar adolescentes sobre medidas de segurança na web. Trata-se de um chatbot que usa inteligência artificial para conversar com crianças e adolescentes do mundo real e os ensinar a se proteger.

O bot simula a jovem Fabi Grossi, de 21 anos, que teve um vídeo íntimo vazado pelo ex-namorado e agora está desesperada. Na internet, ela busca ajuda de amigos virtuais para desabafar e obter conselhos sobre como agir.

Para interagir com o bot, o usuário deve acessar a página oficial do Projeto Caretas (facebook.com/ProjetoCaretas) e clicar em "Enviar Mensagem". A partir disso, será iniciado um bate-papo com a personagem no Messenger, que simula a linguagem humana para se comunicar com o espectador. Ao longo da conversa, que dura cerca de 48 horas, são utilizadas fotos e outros recursos para conscientizar sobre segurança nas redes.

Chatbot criado pelo Facebook e pela Unicef auxilia adolescentes (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Segundo a Unicef, o recurso foi testado e se mostrou eficaz. Mais de um milhão de mensagens foram trocadas entre Fabi e cerca 7,4 mil adolescentes entre junho e novembro de 2017. Após a conversa, o número de jovens que declararam saber como se proteger de violência online e cyberbullying subiu de 39,7% para 90,5%.

O Facebook declarou que, além da parceria com a Unicef, tem tomado outras medidas para inibir esse tipo de crime, como

... /a>, além de recursos que impedem os usuários de fazerem upload de imagens íntimas sem consentimento.

Campanhas como essa não vêm à toa. De acordo com a Unicef, a presença de crianças e adolescentes na internet têm se tornado cada vez mais frequente, um a cada três usuários tem menos de 18 anos. Em alguns países, inclusive, menores de 15 anos têm a mesma frequência de uso que um adulto de 25. Além disso, em 2014, uma pesquisa revelou que metade dos brasileiros compartilha fotos íntimas pelo celular, o que os torna mais vulneráveis.

Como proteger WhatsApp e outros apps com senha? Troque ideias no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.