O Android P, a próxima versão esperada para o sistema móvel do Google, deve ganhar um recurso para impedir que os apps em segundo plano acessem a câmera. A função adicionaria uma camada extra de segurança, evitando a espionagem por aplicativos mal-intencionados.

A suposta ferramenta foi descoberta pela comunidade de desenvolvedores XDA-Developers após a análise de uma submissão feita no último dia 19 ao sistema de controle de versões do Android Open Source Project (AOSP). No entanto, a informação não foi confirmada pelo Google, que deve fazer o anúncio oficial do Android 9 somente em maio, durante o Google I/O.

Android pode ganhar recurso para impedir espionagem pela câmera (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Os rumores indicam que o recurso utilizaria os IDs de usuário (UID) dos aplicativos, códigos que o sistema atribui a cada app no momento da instalação e que não podem ser alterados. No Android P, o serviço da câmera supostamente vai identificar quando um UID estiver ocioso e, então, deverá gerar um erro, encerrando o acesso à câmera – mesmo que o usuário tenha concedido permissão anteriormente.

O mecanismo de acesso à câmera pelos serviços em segundo plano é considerado defasado no Android, razão pela qual a mudança se mostra ainda mais importante. Em 2014, o desenvolvedor Szymon Sidor chegou a relatar em seu blog como conseguiu acessar a câmera de um Nexus 5 sem alertar ao usuário, apenas diminuindo as dimensões do visor do aplicativo, de forma que ele ficasse quase inv

... isível na tela.

Atualização no código do Android indica mudança no acesso dos apps à câmera (Foto: Reprodução/AOSP)

Outros recursos do Android P

A comunidade XDA-Developers também descobriu outras possíveis novidades do Android P por meio do código aberto. O próximo sistema deverá permitir que as operadoras escondam a força do sinal, além de poderem definir como ele será exibido na barra de status.

O sucessor do Android 8.0 Oreo também deverá trazer suporte a smartphones com várias telas e displays dobráveis, e há sinais de que ele tenha um recurso nativo para gravação de chamadas. Também é esperado que o Google retire o acesso a APIs ocultas e não-documentadas para os desenvolvedores – mudança que não afeta ao usuário final.

Com informações: XDA-Developers e AOSP

Sistema Operacional: a segurança do iOS compensa a liberdade do Android? Usuários opinam no Fórum TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.