A Samsung lançará uma atualização dos seus polêmicos emojis, como parte do update dos smartphones Galaxy S8 para o sistema operacional Android Oreo, chamada de Experience 9.0. Os telefones da marca sul-coreana trazem, como padrão, os seus próprios desenhos – e não aqueles do sistema operacional do Google – e não são muito bem aceitos. Com a revisão, a marca busca tornar seus emojis mais semelhantes àqueles dos demais fornecedores (como Apple, Google, Microsoft, Facebook e Twitter), resolvendo alguns problemas de comunicação que a grande diferença entre alguns ícones (como a carinha revirando os olhos) causava.

Emojis do teclado virtual da Samsung passarão por atualização (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)

Novidades

Além das revisões, o Samsung Experience 9.0 traz novidades nos emojis. Entre elas está a adoção da cor de pele “amarelo desenho animado” como o tom padrão, seguindo a recomendação da Unicode e já usada por outras marcas. Mas os usuários também ganharam mais formas de se expressar, como nove novas carinhas amarelas, com estrelas nos olhos, com o xingamento censurado, cabeça explodindo, vômito, entre outras.

... e/jpeg;base64,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">

Novos emojis que chegam aos smartphones da Samsung (Foto: Reprodução/Emojipedia)

Criaturas fantásticas também foram incluídas nas opções emojis e, agora, é possível enviar fadas, elfos, zumbis, gênios da lâmpada, entre outros, para os seus contatos. Esses seres apresentam versões tanto feminina quanto masculina.

Criaturas fantásticas agora também fazem parte dos emojis da Samsun (Foto: Reprodução/ Emojipedia)

E há mais itens inéditos, como o cérebro, girafa, sanduíche, torta e dois novos gestuais com as mãos. Os mais zens irão utilizar bastante as opções de pessoas relaxando no spa ou dando uma pausa para um momento de meditação. Confira abaixo as demais novidades:

Usuários da Samsung agora podem usar emojis de meditação, torta, giração e até um dia no spa (Foto: Reprodução/ Emojipedia)

Carinhas amarelas

As famosas carinhas amarelas ganharam grandes atualizações e, finalmente, estão mais parecidas com as dos demais desenvolvedores. O famoso revirar de olhos, por exemplo, agora está menos simpático e representa, enfim, a ironia desejada. Já o sorriso "amarelo", que antes mais parecia uma pessoa com raiva fazendo "biquinho", também foi alterada. Outra mudança importante foram os personagens com língua de fora, que normalmente tinham um tom brincalhão, mas, para os usuários da Samsung, representavam "nojinho".

O emoji da Samsung agora revira os olhos do jeito "certo" (Foto: Reprodução/ Emojipedia)

Os usuários dos smartphones da marca poderão, ainda, finalmente demonstrar que estão babando por algo sem parecer que estão passando mal. Aquela carinha que costuma ser enviada para representar um olhar “malicioso” também foi atualizada, bem como todas as formas de se gargalhar "via emoji".

Agora não haverá mais dúvidas se o usuário está apenas babando ou passando mal (Foto: Reprodução/ Emojipedia)

Abaixo, outras mudanças mais singelas realizadas nos emojis. O olhar com corações parece menos abobado, enquanto a expressão de sufoco ganhou olhinhos abertos e uma boca em outro formato. A famosa piscadela e as maneiras de sorrir também foram adaptadas para se aproximarem aos desenhos de outras marcas e redes sociais.

O olhar com corações também foi atualizado no Samsung Experience 9.0 (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Outros ícones

Não foram só as carinhas amarelas que sofreram modificações. O conhecido "cocôzinho feliz", que na marca sul-coreana tinha um olhar mais assustado, ganhou uma boca sorridente. Já os dançarinos tiraram os tênis e ganharam roupas elegantes e poses mais graciosas. Além disso, o serzinho “diabólico” perdeu as expressões humanizadas e o “colar de oração” deixou de ser voltado para uma única corrente religiosa e perdeu a cruz, como já ocorria com símbolos representados pelos demais desenvolvedores.

Emoji de cocôzinho agora finalmente está feliz na Samsung (Foto: Reprodução/ Emojipedia)

Outras atualizações notáveis foram o gatinho, que mudou de cor do cinza para amarelo e, finalmente, o biscoito com gotinhas de chocolate não é mais representado como um cream cracker. O fantasma agora é menos assustado e mais brincalhão enquanto o "monstro alienígena" ganhou uma cara própria, roxa e com tentáculos, e não é mais apenas uma versão amarela do emoji de alienígena.

O cookie não é mais um cream cracker nos emojis da Samsung (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

As fases da lua também foram modificadas e tiveram o fundo azul removido, ficando, assim, com um ar mais moderno, como é possível conferir abaixo.

As fases da lua ganharam um toque mais moderno na Smsung Experience 9.0 (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Lançamento oficial

A atualização dos smartphones com os novos emojis está acontecendo aos poucos, o que varia de acordo com a região. Segundo o site Emojipedia, os primeiros usuários começaram a receber a novidade no início de fevereiro. A expectativa é de que o lançamento oficial do Samsung Experience 9.0 ocorra no dia 25 de fevereiro, juntamente com o anúncio do Galaxy S9, durante o Congresso Mundial de Mobilidade (MWC 2018), em Barcelona. O TechTudo fará a cobertura completa.

Qual o significado das luas do WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.