A Sandisk apresentou na última segunda-feira (26) um novo cartão de memória microSDXC. O dispositivo surpreende não só pela capacidade de armazenamento, mas também pela velocidade. O Sandisk Extreme UHS-I consegue guardar até 400 GB de dados e atingir 160 MB/s de leitura – aproximadamente 50% mais rápido do que o modelo anterior, apresentado em setembro de 2017.

O novo cartão da marca controlada pela Western Digital foi revelado durante a MWC 2018, evento que acontece em Barcelona, na Espanha. O Sandisk Extreme UHS-I é indicado para o uso em celulares, drones e câmeras.

Novo cartão da SanDisk traz 400 GB para guardar dados (Foto: Divulgação/Western Digital)

O novo Extreme UHS-I não chega a ser o cartão microSD de maior capacidade do mundo. A fabricante britânica Integral Memory tem um componente que oferece 512 GB. No entanto, o cartão da Sandisk se destaca pela velocidade na transferência de arquivos. O chip da Integral Memory chega a 80 MB/s de leitura, enquanto o cartão da Sandisk oferece o dobro. Para a gravação de dados, o novo Extreme UHS-I chega a 90 MB/s.

Em comparação com o modelo anterior, a nova geração do SanDisk Extreme UHS-I traz algumas evoluções. Além de ser mais rápido, ele traz a especificação "App Performance Class A2", o que indica um melhor rendimento ao rodar aplicativos. Com isso, o cartão promete evitar queda de desempenho quando o app estiver instalado direto na memória externa.

Embora ofereça 400 GB de espaço, o cartão da Sandisk ainda está longe de atingir a capacidade máxima de armazenamento suportada por

... alguns smartphones. O Moto Z2 Play e o Zenfone 3, por exemplo, suportam até 2 TB de memória externa, apesar de ainda não existirem microSDs com essa capacidade no mercado.

A data de lançamento do Sandisk Extreme UHS-I de 400 GB ainda não foi divulgada. O preço previsto está em cerca de US$ 300, algo em torno de R$ 970 em conversão direta. Não há informações sobre a venda no Brasil.

Lançamentos da Western Digital na MWC 2018

A Western Digital também apresenta outras novidades durante a feira de Barcelona. Uma delas é um cartão SD habilitado para a entrada PCIe. A empresa aposta que a tecnologia possa ser usada em computadores no futuro. Em uma demonstração, no evento, o cartão inserido em um adaptador M.2 chegou a atingir 800 MB/s de leitura.

Dois novos SSDs também foram apresentados na MWC 2018 (Foto: Divulgação/Western Digital)

Dois SSDs NVMe no formato M.2 também estão em demonstração. O PC SN720, voltado para o mercado profissional, chega disponível em 256 GB, 512 GB, 1 TB e 2 TB. A velocidade de leitura chega a 3,4 GB/s. Já o PC SN520, para o público em geral, oferece 128 GB, 256 GB e 512 GB de armazenamento, com a promessa de um menor consumo de energia. O preço e o início das vendas ainda não foram divulgados.

Com informações: AnandTech

Arquivos transferidos da memória para o microSD voltam para a memória do celular? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.