O controle parental do Windows 10 conta com várias funções inéditas em relação às versões antigas do sistema. O usuário pode, por exemplo, acessar as configurações do PC para impedir que crianças acessem sites ou apps impróprios.

Para isso, é necessária a criação de uma conta especial que pode ser ajustada pelo administrador. Além disso, o sistema permite emitir periodicamente um relatório detalhado sobre todas as atividades realizadas pelos filhos no computador. Confira, a seguir, como usar diferentes configurações do controle de pais da Microsoft.

Veja como configurar o controle de pais no Windows 10 (Foto: Reprodução/Connect Safely)

1. Crie uma conta de criança

O Windows 10 conta com um recurso específico para crianças. Acesse as configurações do computador e, no menu “Contas”, crie um novo perfil destinado a uma pessoa menor de idade. Você deverá inserir ou criar um novo e-mail e adicionar o seu endereço ou número de telefone para garantir a recuperaração da conta no futuro. Após criar a conta infantil, clique em “Gerenciar configurações de família online”.

... QAAAQABAAD/2wBDAAMCAgMCAgMDAwMEAwMEBQgFBQQEBQoHBwYIDAoMDAsKCwsNDhIQDQ4RDgsLEBYQERMUFRUVDA8XGBYUGBIUFRT/2wBDAQMEBAUEBQkFBQkUDQsNFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBT/wgARCAAOABkDASIAAhEBAxEB/8QAGAAAAgMAAAAAAAAAAAAAAAAABAUBAwj/xAAUAQEAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAB/9oADAMBAAIQAxAAAAHT4l0CO2WME//EABwQAAICAgMAAAAAAAAAAAAAAAECAAMEEhETMv/aAAgBAQABBQJZfr3VoobkRfZxixGG00n/xAAUEQEAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAQ/9oACAEDAQE/AT//xAAUEQEAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAQ/9oACAECAQE/AT//xAAhEAABAwMEAwAAAAAAAAAAAAABAAIRAxIxEBMhQZGh0f/aAAgBAQAGPwKLig2+HWz0p3Y8LOjiSC7AeBBAXNep6+LJX//EACEQAAICAQIHAAAAAAAAAAAAAAERACFBUWEQMXGRweHx/9oACAEBAAE/ITDQSwUo4gAcyye5lSEyF8zad4VRqcj3DZ5SdEd5+S0OoB4E/9oADAMBAAIAAwAAABArz//EABYRAQEBAAAAAAAAAAAAAAAAAAEQEf/aAAgBAwEBPxABF2f/xAAUEQEAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAQ/9oACAECAQE/ED//xAAfEAEBAAICAgMBAAAAAAAAAAABEQAhMUFRYYHR8cH/2gAIAQEAAT8QCfAwE3izzj17Y7SXQ+uJhNmPJ8FFzvrPyWFAiobWb+mEbp0E6aqSmwNnSs0CxppOvV/hkfl9Z//Z">

Gerencie uma conta de criança no Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

2. Habilite o relatório de atividades

O relatório de atividades é um resumo semanal das ações realizadas pela criança no computador, informando dados como os sites e apps que ela acessou. Vale ressaltar que a janela privada do navegador Edge é desabilitada em uma conta de criança. Veja no passo a passo abaixo como habilitar o envio do relatório para o seu e-mail.

Passo 1. Clique em “Atividade” no painel inicial do gerenciamento de família.

Acesse o painel de atividades da conta de criança no painel inicial do gerenciamento de família (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Ative a chave que indica “Sistema de relatório de atividades”.

Ative o relatório periódico de atividades da conta de criança (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

3. Bloqueie conteúdo inadequado

Passo 1. O próximo passo é configurar bloqueios de sites, pesquisas, apps e jogos. Role a página e clique em “Ativar restrições”.

Ative restrições de acesso à conta de criança (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Ative o bloqueio de cada tipo de conteúdo que deseja. Também é preciso informar a idade do seu filho para que o Windows oculte conteúdos de sites e programas de acordo com sua classificação indicativa.

Selecione a idade da criança para usar o filtro automático (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

4. Defina tempo de uso do PC

Passo 1. Acesse a opção “Tempo de tela” e vire a chave ao lado de “Tempo de tela no computador” para ativar o controle de horário de uso do Windows pela criança.

Imponha limites de uso diário do computador pela criança por meio do controle parental do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Role a tela para ver o calendário semanal de uso do PC. Os quadrados marcados em azul representam horários permitidos de acesso ao computador pela criança.

Crie um calendário de horários autorizados e proibidos para a conta de criança (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Clique em um dia para permitir um horário maior ou menor de uso do computador pela conta de criança.

Configure o horário de acesso ao PC pela criança em idas específicos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

5. Controle compras online

O menu “Gastos” permite criar uma espécie de conta pré-paga para a Windows Store. Clique em “Adicionar dinheiro” para depositar um valor a ser disponibilizado para a conta de criança. O usuário da conta só poderá comprar apps e jogos de valores dentro do limite imposto pelo responsável.

Adicione valores limite para gasto com apps e jogos à conta de criança (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Aproveite essa lista de dicas para configurar o controle parental no seu Windows 10.

Como corrigir problemas na gravação de telas pelo Atube Catcher com Windows 10? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.