Pouco tempo depois do lançamento do Zenfone 4 Selfie no Brasil, em outubro de 2017, a Asus anunciou o sucessor do aparelho na Conferência Mundial de Mobilidade (MWC 2018), junto com o Zenfone 5 e o Zenfone 5Z. O Zenfone 5 Selfie deve chegar ao país apenas no segundo semestre de 2018 trazendo evoluções, principalmente, na tela.

A Asus adotou um novo desenho para o Zenfone 5 Selfie, que ficou mais parecido com smartphones premium, como o Galaxy S9. A câmera traseira passou a ser dupla, e agora o celular vem com um total de quatro sensores. Para saber mais detalhes e diferenças do Zenfone 5 Selfie para o Zenfone 4 Selfie, confira o comparativo de ficha técnica que o TechTudo preparou.

Design

O design do Zenfone 5 Selfie ganhou uma melhoria significativa. O smartphone – chamado de Zenfone 5 Lite no exterior – se livrou do excesso de bordas, que agora são mínimas. Também não existe mais botão Home na quinta geração do smartphone. Já o leitor de digital passou para a parte de trás, abaixo da câmera.

Por causa do melhor aproveitamento da tela, o Zenfone 5 Selfie consegue ter display maior, sem aumentar tanto as suas dimensões. São 155,66 x 75,9 x 7,85 mm e 144 g no Zenfone 4 Selfie e 160,6 x 76,2 x 7,8 mm e 168 g no 5 Selfie.

O Zenfone 5 Selfie foi apresentado nas cores preto, branco e vermelho, enquanto o 4 Selfie é vendido em preto, dourado, rosa e verde.

Zenfone 4 Selfie é vendido em preto, verde, rosa e dourado (Foto: Divulgação/Asus)

Tela

Boas evoluções do Zenfone 5 Selfie

... aparecem também no quesito tela. No Zenfone 4 Selfie eram 5,5 polegadas com resolução HD (1280 x 720 pixels) e densidade de 267 pixels por polegada (ppi). No modelo mais recente são 6 polegadas com definição Full HD+ (2160 x 1080 pixels) e 402 ppi. Ambos contam com a tecnologia IPS no display, capaz de deixar as cores mais reais e aumentar o ângulo de visão.

Outro detalhe que chama a atenção no Zenfone 5 Selfie é o formato da tela, o 18:9, em vez do 16:9 usado no Zenfone 4 Selfie. O novo padrão vem sendo adotado por smartphones mais recentes como LG V30S. Ele deixa o celular mais estreito e, por ter dimensões mais parecidas com telas de cinema, é ideal para assistir a vídeos.

Tela com proporção 18:9 deixa Zenfone 5 Selfie mais estreito (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Câmeras

As câmeras frontais duplas são os grandes destaques dos dois dispositivos. Ao menos nas especificações, ambos apresentam as mesmas características, com lentes teleobjetiva e grande-angular, uma de 8 megapixels e outra de até 20 megapixels com abertura f/2.0. Os sensores são capazes de fazer fotos amplas e com o fundo desfocado (efeito bokeh), o chamado Modo Retrato. Os dois telefones também contam com flash físico frontal.

Na parte de trás é que os sensores apresentam maiores diferenças. A começar pelo do Zenfone 5 Selfie, que é duplo de até 16 megapixels e abertura f/2.2. No Zenfone 4 Selfie a câmera traseira tem sensor simples que faz imagens com no máximo 16 megapixels.

Zenfone 5 Selfie tem câmera dupla atrás e na frente (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Armazenamento

Tanto o Zenfone 5 Selfie quanto o 4 Selfie contam com versões de 32 GB e 64 GB. Os celulares suportam microSD de até 2 TB. Porém, é importante lembrar que cartões de memória com essa capacidade ainda não são vendidos.

Encontrado em versões de 32 GB e 64 GB, Zenfone 4 Selfie aceita cartão de memória (Foto: Divulgação/Asus)

Processador e memória RAM

O Zenfone 4 Selfie é vendido no Brasil com processador Snapdragon 430, octa-core de até 1,4 GHz da Qualcomm, em versões com memória RAM de 3 GB ou 4 GB. A configuração é intermediária e deve ser suficiente para realizar sem problemas tarefas do dia a dia como apps de redes sociais, reprodução de músicas e vídeos.

Já o Zenfone 5 Selfie foi anunciado em duas versões, uma com o mesmo Snapdragon 430, e outra mais potente, com o Snapdragon 630, que também é octa-core, mas tem clock mais alto, de até 2,2 GHz. O smartphone vai contar com versões de 3 GB e 4 GB de RAM.

Ainda não se sabe qual ou quais modelos do Zenfone 5 Selfie vão desembarcar no Brasil, mas uma vantagem da versão mais potente (com Snapdragon 630) é a opção de desbloqueio de tela por reconhecimento facial.

Zenfone 5 Selfie deve chegar ao Brasil em diferentes verões (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

No Zenfone 4 Selfie, a versão do Android de fábrica é a 7 (Nougat), com a interface da Asus, a ZenUI 4.0. O Zenfone 5 Selfie já roda a versão mais recente do sistema, o Android 8 (Oreo), e também da interface, a ZenUI 5.0.

Bateria

A capacidade das baterias é bem parecida, sendo de 3.000 mAh no Zenfone 4 Selfie e 3.300 mAh no Zenfone 5 Selfie. Como o celular mais recente tem tela maior, a tendência é que consuma mesmo mais energia. Por isso, é provável que a duração das baterias seja bem semelhante nos dois modelos comparados. A capacidade na casa dos 3.000 mAh segue a adotada por telefones concorrentes, como o Moto X4, da Motorola, que tem a mesma especificação de bateria do Zenfone 4 Selfie.

Preço e custo-benefício

O Zenfone 4 Selfie chegou ao Brasil em outubro de 2017 custando a partir de R$ 1.199, e já pode ser encontrado no comércio eletrônico por cerca de R$ 1.020 na versão mais simples, com 32 GB de armazenamento.

Quanto ao Zenfone 5 Selfie, ainda não foi divulgada a data para o lançamento no Brasil. Os preços do celular também não foram revelados. A Asus anunciou que o telefone chegará ao Brasil no segundo semestre de 2018.

Qual o melhor celular intermediário? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.