O PlayStation 2 foi um dos consoles de maior sucesso no mundo todo. Com mais de 150 milh?es de unidades vendidas ao redor do globo, o aparelho vendeu tamb?m uma s?rie de acess?rios ? alguns curiosos e outros nem tanto. Entre guitarras, cart?es de mem?ria e at? uma serra el?trica, o console serviu de casa para alguns extras bem interessantes. Relembre os principais.

PlayStation: confira as melhores curiosidades sobre os consoles da Sony

PS2, console de grande sucesso, recebeu uma s?rie de acess?rios (Foto: Divulga??o)

EyeToy

A EyeToy foi a primeira c?mera da Sony para seus videogames modernos. Muito antes da PS Eye e da atual PlayStation Camera, a EyeToy foi lan?ada no PS2 como uma c?mera capaz de se comunicar com jogos de ?realidade virtual? e colocar o jogador dentro desses mundos.

EyeToy (Foto: Divulga??o)

A EyeToy obteve certo sucesso nos Estados Unidos e Europa, onde teve alguns jogos lan?ados, entre eles t?tulos de grandes personagens, como Sonic, e tamb?m jogos de empresas que viriam a fazer sucesso anos mais tarde, como a Harmonix, autora do futuro Rock Band. A c?mera at? que funcionava bem, com uma boa captura, mas poucos games conseguiram destaque e ela nunca passou de ser um acess?rio obscuro do PS2.

Memory Card

Pode parecer estranho listar o Memory Card aqui, mas pense que hoje temos uma gera??o de jogadores mais novos, que sequer pensam neste conceito. Os atuais consoles utilizam mem?ria interna, discos r?gidos de grande capacidade, e j? dispensaram cart?es de mem?ria h? algum tempo.

Memory Card do PS2 (Foto: Divulga??o)

Quais s?o as suas melhores lembran?as de jogar em um PlayStation? Opine no F?rum do TechTudo.

Al?m disso, o antigo Memory Card do PS2 tinha capacidade de apenas 8MB em sua configura??o padr?o. Isso servia para salvar apenas seu progresso nos jogos e n?o os games em si. Al?m disso, se voc? fosse levar o console para outro lugar, era preciso carregar consigo sempre o Memory Card para acompanhar seu progresso salvo ? caso contr?rio, n?o seria nem mesmo poss?vel salvar seus futuros progressos.

Tela LCD

O PS2 teve diversas telas de LCD lan?adas, algumas oficiais, outras feitas por parceiros da Sony. A tela era, basicamente, um visor port?til que se encaixava por cima do aparelho e servia como uma pequena televis?o, para jogar seus games onde quiser.

Tela de LCD do PS2 (Foto: Divulga??o)

? claro que a tela n?o era muito pr?tica para carregar por a? e nem era em alta defini??o na ?poca. Mas era curioso pensar que ela tornava o PS2 um ?port?til?, mesmo anos antes do PSP, o primeiro port?til da Sony, estrear nas lojas.

Instrumentos musicais

Esses n?o s?o t?o raros assim, e nem t?o curiosos, j? que est?o presentes em consoles mais recentes, como PS3 e Xbox 360. Contudo, saiba que a moda de controles em formato de instrumentos musicais nos consoles come?ou no PS2 e n?o foi com Guitar Hero.

... 95">Instrumentos de Rock Band e outros (Foto: Divulga??o)

O PS2 j? havia recebido alguns jogos musicais no Jap?o, entre eles as s?ries Guitar Freaks, Drum Mania e at? mesmo a s?rie Taiko no Tatsujin, com tambores, que ficou somente por l? mesmo. Anos depois, claro, tivemos Guitar Hero e o primeiro Rock Band, com instrumentos mais avan?ados, e que popularizou o g?nero para o grande p?blico.

Serra de Resident Evil 4

Resident Evil 4 foi um jogo exclusivo do GameCube durante muito tempo, mas, depois que saiu em outras plataformas, veio com pompa. No PS2, ele veio acompanhado de um controle no formato de serra el?trica, da mesma forma que ocorreu no console da Nintendo.

Controle de serra do PS2 (Foto: Divulga??o)

O bizarr?ssimo controle era pouco funcional, mas muito bonito. Apesar de gigantesco e pesado, ele era imponente e acompanhava ainda uma caixa personalizada de acr?lico, que mostrava o conte?do de seu interior. Na pr?tica, ele era um controle DualShock 2 normal, mas com um visual bem espalhafatoso.

Espada de Onimusha 3

E por falar em controles? Muito antes do Wii, o PS2 recebeu um controle com sensor de movimentos. Era um DualShock 2 em formato de espada, com sensor embutido e com comandos cl?ssicos presentes em sua ?bainha?.

Controle em formato de espada (Foto: Divulga??o)

O controle em formato de espada era exclusivo do jogo Onimusha 3, produzido pela mesma Capcom de Resident Evil 4, e foi lan?ado com uma edi??o especial e opcional do game. Durante a aventura, ao balan?ar a ?espada controle? no ar, o personagem na tela fazia a mesma coisa com sua arma de corte. Inovador e adiante de seu tempo, mas extremamente curioso.

GunCon

Hoje temos uma s?rie de controles com sensor de movimentos presentes no mercado, incluindo para jogos de tiro, mas o PS2 foi a casa de uma s?rie de lan?amentos do tipo. A marca de armas GunCon, produzida em sua maioria pela at? ent?o Namco, foi a mais popular no console.

GunCon 2 era uma arma com sensor de movimento e mira especial para a TV (Foto: Divulga??o)

A GunCon era uma arma com sensor de movimento e mira especial para a TV e voltada para a s?rie de jogos Time Crisis, muito popular nos fliperamas e tamb?m no PS2. No entanto, o acess?rio tamb?m era compat?vel com outros games, como Resident Evil, Dino Stalker e Virtua Cop. A GunCon, na verdade, nasceu no PSOne, mas evoluiu para a GunCon 2 no PS2.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.