O South by Southwest, festival de economia criativa e tecnologia, começou nesta quinta-feira (9) e o Facebook já figura entre os termos mais comentados. Com representantes em diversas mesas, a empresa reforça discurso de que a mudança do algoritmo que prioriza posts dos amigos é em benefício do usuário e da comunidade.
Na mesa "Facebook and Publishers: The Evolution Of News" (Facebook com empresas de mídia: a evolução das notícias, em tradução livre), a Head of News Product do Facebook, Alex Hardiman, defendeu que a empresa está em busca de soluções que melhorem a experiência do usuário, sem menosprezar, porém, o relacionamento com as empresas de mídia.
No acalorado debate com Brian Selter, da CNN, e Sara Fischer, da Axios, a representante do Facebook explicou que as mudanças priorizam a qualidade do conteúdo e que tem conversado com grupos de mídia para "redefinir esta relação". Segundo a diretora, o desafio é chegar no algoritmo que melhor atenda à missão definida pela empresa - conectar usuários e melhorar a qualidade do tempo gasto na rede social.
Reforçando o discurso, na sexta-feira (10) foi a vez do também Diretor do Facebook Andrew Keller defender a missão de melhorar a conexão entre pessoas da comunidade. Keller começou a apresentação com um anúncio peculiar: tinha mudado o conteúdo e até mesmo o título da palestra. No lugar de contar como criar conteúdo, o diretor focou sua fala na importância de reforçar relaciona
Segundo Keller, os grupos do Facebook apresentam uma grande oportunidade de conexão para pessoas com interesses semelhantes. Revelando, ainda, que é um dos serviços em crescimento na empresa, em sintonia com os investimentos no algoritmo focado em relacionamento pessoal. O diretor chegou a ironizar a mudança do algoritmo, que traria mais fotos de cachorros para o feed em determinado trecho da palestra. Mas logo voltou ao que parece a programação do Facebook na SXSW: defender a nova bandeira da empresa. Keller, porém, encerrou a apresentação sem abrir espaço para perguntas - prática incomum no evento.
Durante a apresentação, o executivo do Facebook reforçou que as marcas precisam se envolver com a comunidade para obter melhores resultados na rede social. Em sua fala, Keller repetiu inúmeras vezes um slogan de empoderamento da conexão - "as ideias que nos unem, mudam o mundo".
Para Keller, cada ferramenta do Facebook nos mostra uma vontade específica do usuário. No Instagram Stories o usuário busca autenticidade e nos Grupos as pessoas esperam encontrar significado e os valores em que acreditam. Enquanto no Messenger a proposta é um relacionamento produtivo.
O diretor usou essas definições para explicar que os usuários querem aproximação, desejam formar comunidades, e que as marcas precisam acompanhar essa tendência. Em sua defesa, apontou que os três serviços, Instagram, Grupos e Messenger, são os que mais crescem.
Os Grupos, especialmente, foram uma constante no discurso de Keller. Indicando um investimento nesse serviço, o diretor reforça o papel assumido pelo Facebook de ajudar a comunidade a se conectar. Objetivo que tem causado alterações frequentes no feed, primeiro o anúncio do aumento de relevância nos posts dos amigos, seguido pelo aviso que notícias locais teriam maior destaque.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como mudar o DNS no Mac? Aprenda passo a passo
- Super Smash Bros ganha atualiza??o com Pok?mon Mewtwo e mais novidades
- Lista reúne os fones de ouvido mais adequados para usar na academia
- Instagram atualiza no iPhone e traz de volta o botão 'Sair' que sumiu
- Apple pode lançar iPad mais barato em evento voltado para educação
- Jogos de PlayStation 5 (PS5): veja lista de games confirmados até agora
- Urso polar no Minecraft: saiba o que é, o que come, como domar e mais
- Apple inicia vendas do iPhone 6S e 6S Plus; saiba preços pelo mundo
- Como instalar o Webmin no Ubuntu
- CS:GO: curiosidades sobre KSCERATO, brasileiro da FURIA que é destaque
- Como saber quem deixou de te seguir no Instagram com cinco apps grátis
- Desenvolvedor torna rel?gios com Android Wear compat?veis com iPhone
- Qualcomm anuncia Snapdragon 850 para notebooks com mais desempenho
- 99Comfort: como pedir carro na categoria com os melhores motoristas
- Google lança emojis sem gênero; conheça as novas figuras do Android
- Mouse gamer barato: veja dez modelos por até R$ 200 para comprar em 2020
- Como descobrir a quantidade de cliques de uma câmera
- Veja detalhes que existem no Fifa 16, mas ainda estão fora do PES 2016
- Como abrir as mesmas abas do Chrome do PC no seu smartphone
- 7 motivos para ter um notebook poderoso