O Raspberry Pi 3B+ é o novo integrante da família de placas da Raspberry Pi Foundation. O miniPC, lançado nesta quarta-feira (14), traz uma série de novidades. Além de um processador mais potente, o modelo possui compatibilidade com redes AC e pode trabalhar tanto em Wi-Fi 2.4 GHz, quanto em 5 GHz. Outras mudanças na ficha técnica incluem entrada de rede mais veloz e um novo chip para conexão Bluetooth.

Mesmo com as melhorias, a Raspberry Pi 3B+ está sendo vendida no mercado internacional por cerca de US$ 35, algo em torno de R$ 113 em conversão direta. O preço é semelhante ao cobrado pela geração anterior, a Pi 3B.

O grande destaque do miniPC fica por conta das melhorias na qualidade da conexão. A placa agora é compatível com redes dual band. Na prática, isso quer dizer que a Raspberry Pi 3B+ pode usufruir dos benefícios das redes de 5 GHz, com uma maior velocidade para troca de dados. Ela consegue alcançar 102 Mb/s nesta frequência, enquanto pela rede de 2.4 GHz ela chega a até 46,7 Mb/s.

O modelo também traz um novo controlador para a porta RJ-45. O componente seria capaz de suportar conexão Gigabit. No entanto, por conta de uma limitação da interface USB 2.0, a Pi 3B+ alcança 300 Mb/s de transferência de dados – três vezes além do que a geração anterior, Pi 3B, consegue atingir. A placa também conta com Bluetooth 4.2, além de suporte para BLE (Bluetooth Low Energy).

Outra mudança está no processador. O produto traz o Broadcom BCM2837B0, capaz de trabalhar até 1.4 GHz. Este chip, além de ser mais rápido do que o encontrado na Pi 3B, também traz controles aprimorados de temperatura e um ajuste de clock inteligente para garantir menor consumo de energia sem comprometer a performance.

As outras especificações são semelhantes ao modelo anterior. A Pi 3B+ traz 1 GB de RAM DDR2, quatro portas USB, entrada HDMI, microSD, conector de áudio e vídeo e interfaces para câmera (CSI) e display (DSI). A nova versão também mantém o conector GPIO de 40 pinos, que permite a adição de dispositivos externos.

Por enquanto, ainda não há nenhuma informação sobre a venda da nova Raspberry Pi no Brasil. A Pi 3B e a Pi Zero W continuam sendo as únicas opções disponíveis para comprar oficialmente por aqui.

Especificações técnicas Raspberry Pi 3B+

  • Processador: Broadcom BCM2837B0 1.4GHz Quad-Core ARM Cortex-A53 64 Bit CPU
  • RAM: 1GB RAM
  • Conetividade Wi
... reless: IEEE 802.11.b/g/n/ac, Bluetooth 4.2, BLE
  • Entrada RJ-45: Até 300 Mb/s
  • Portas e intefaces: 4 portas USB 2.0, Saída de vídeo, HDMI, câmera e display, microSD
  • Alimentação: MicroUSB
  • Como proceder para o Raspberry Pi rodar filmes? Saiba no Fórum do TechTudo



    >>> Veja o artigo completo no TechTudo

    Sobre Gerência Imóveis

    A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.