O Facebook começou a testar uma série de recursos a fim de se tornar mais atrativo para criadores de conteúdo. Trata-se, principalmente, de uma nova forma de monetização, na qual os próprios fãs podem contribuir com uma quantia por mês direto para o dono de um vídeo. Outras novidades incluem o destaque para os admiradores mais dedicados e uma ferramenta mais intuitiva para o gerenciamento de direitos autorais.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (19) por meio de um comunicado divulgado para a imprensa. Ao que tudo indica ideia é bater de frente com o YouTube.

A rede de Mark Zuckerberg tem se empenhado nos últimos meses para ficar mais próxima dos desenvolvedores de conteúdo. Além de lançar o Creators, um app com funções exclusiva para esse público, a rede social também tem testado algumas formas de monetização por meio de publicidade. O Watch, espécie de "Netflix" do Facebook, também faz parte deste processo.

O Facebook também vai começar a colocar em prática outras formas de conseguir levantar dinheiro para quem produz vídeos na plataforma. Uma delas é por meio de uma espécie de assinatura paga pelos fãs. Algo semelhante ao Patreon, mas tudo controlado dentro da rede social. A proposta é que os admiradores dispostos a pagar recebam alguns mimos, como conteúdos exclusivos e destaques na página.

A rede social também vai disponibilizar uma uma nova ferramenta para conectar marcas e produtores. Com isso, a expectativa é que as empresas identifiquem possíveis parceiros para a criação de conteúdo patrocinado.

Interessados em testar a monetização do Facebo

... ok devem se cadastrar no Creators (Foto: Divulgação/Facebook)

Além disso, a plataforma também vai testar novos instrumentos para o fortalecimento da comunidade em volta dos produtores. Uma delas é uma espécie de ranking com os fãs mais dedicados. Conforme um membro participa dos vídeos com comentários, reações e curtidas, ele recebe uma marcação, como se fosse uma "medalha virtual".

Por último, está um novo recurso de proteção para direitos autorais, uma versão simplificada do Rights Manager. Com isso, os criadores poderão proteger melhor os vídeos contra plágio. O Facebook tem se preocupado bastante com a pirataria, tanto que no ano passado comprou uma empresa especializada em proteção de conteúdo na Internet.

Por enquanto, todos os novos recursos ainda estão em fase de experimental com um número limitado de usuários. Não há uma previsão de quando serão liberados para o público em geral. Para quem quiser testar as novas ferramentas é preciso fazer um cadastro no Facebook for Creators (https://www.facebook.com/creators/join).

Via Facebook

Facebook não abre no PC, o que fazer? Confira no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.