O Twitter faz 12 anos nesta quarta-feira (21) e, ao longo desse tempo, acumulou funções famosas e também recursos que são pouco conhecidos, mas bastante úteis. Salvar posts para ler mais tarde, ocultar palavras do feed, fazer transmissões ao vivo são algumas das ferramentas escondidas do microblog. Para dominar a rede social e aproveitar tudo o que ela tem a oferecer, conheça 25 truques do Twitter para usar no dia a dia.

A maior parte das dicas pode ser encontrada no site e aplicativo nativo da rede social, já outras estão disponíveis no app para Windows 10 e no Tweetdeck, um gerenciador de perfis e publicações.

Twitter tem funções pouco conhecidas que podem ajudar no uso do microblog; conheça (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

1. Salvar posts para ler depois

Assim como no Facebook, o Twitter tem uma função para que usuários possam salvar tuítes para ler mais tarde ou guardar sem precisar curtir o post. O recurso está disponível apenas nos aplicativos para celular Android e iPhone (iOS) e todas as publicações sinalizadas ficam à disposição em uma aba separada.

2. Transmissão ao vivo sem Periscope

Até 2016, o Twitter suportava transmissões ao vivo apenas de usuários que tinham o aplicativo Periscope. No entanto, agora é possível fazer as lives da mesma forma que no Facebook, direto no aplicativo do microblog para celular. Confira o passo a passo para fazer a live.

... iv>

3. Modo noturno

Modo noturno do Twitter evita desconforto dos olhos (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

A tela predominantemente branca do Twitter pode incomodar os olhos ao navegar pelo site à noite. Por isso, o modo noturno é um recurso "escondido", mas útil. É possível ativá-lo manualmente nos aplicativos e no site, sem necessidade de um plugin externo.

4. Busca avançada

Se você já ficou confuso com como alguns perfis encontram tuítes antigos com palavras específicas, saiba que existe uma função escondida no Twitter que facilita esse processo. A busca avançada permite pesquisar por termos, datas ou localização e ajuda a achar aquele post que você viu, gostou, mas não salvou ou curtiu.

5. Calendário de eventos

Para quem quer ficar por dentro de todas as notícias que dominam os Trending Topics antes mesmo do termo aparecer nos destaques, o microblog tem uma página exclusiva (ads.twitter.com/events) para mostrar eventos em todo o mundo. A ferramenta exibe, além das datas, o público-alvo do acontecimento e em quais países prevê-se maior repercussão do fato.

6. Analytics

Ferramenta permite acompanhar interesses dos usuários e performance dos seus tuítes (Foto: Reprodução/Laura Martins)

Em algumas redes sociais, só é possível ter acessos aos dados de audiência da sua conta se for uma página ou perfil comercial. Entretanto, o Twitter permite que qualquer usuário acompanhe a performance dos seus tuítes. Na página, é possível encontrar resumos sobre o alcance dos posts, interesses do público e engajamento em sua conta.

7. Desativar a confirmação de leitura de mensagens diretas

Um recurso que incomoda alguns usuários do WhatsApp, por exemplo, é a confirmação de leitura de mensagens. Para resolver esse mesmo problema no microblog, uma função escondida permite desativar o aviso. Assim, quem mandou a DM não saberá se a mensagem enviada foi visualizada ou não.

8. Economia de dados

Apesar de ter um aplicativo Lite, o Twitter também oferece um modo de economia de Internet para contribuir na redução de consumo de 3G/4G. A ferramenta oferece a opção de reproduzir vídeos apenas pelo Wi-Fi, e fazer ajustes na sincronização dos dados para que o app não fique constantemente verificando se há novas notificações.

9. Código QR

Para acessar o QR Code ou acessar o código de outro usuário, clique no ícone marcado de vermelho (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Outro recurso pouco conhecido do Twitter que foi inspirado em outras redes sociais, nesse caso o Snapchat, é o código QR. Disponível em todas as contas, o QR Code ajuda a divulgar seu perfil para que outras pessoas possam segui-lo. Confira o passo a passo para encontrar o seu código e também seguir amigos pelos QRs respectivos.

10. Cor do perfil

Para se livrar do azul padrão do Twitter e dar a sua cara ao perfil, há um recurso para editar a cor do tema. É possível combinar o tom com a sua foto de perfil ou de capa, por exemplo, e deixar a rede social mais agradável aos seus olhos.

11. Filtro de qualidade de notificações

Filtro de qualidade do Twitter entrega notificações mais próximas do seu interesse (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Quem recebe muitas notificações do Twitter pode ficar irritado com alertas de mensagens automatizadas ou duplicadas. Em "Notificações" > "Avançado", o usuário pode habilitar o filtro de qualidade para que a rede social envie apenas o que parece ser importante, como tuítes de contas que você segue ou de pessoas com quem interagiu nos últimos dias.

12. Rascunho

Teve uma ideia de post, mas não pode publicar agora? Ou tem alguém para gerenciar suas contas e quer salvar as mensagens de uma forma simples? Outro recurso pouco conhecido do Twitter é a página de rascunho, que permite salvar tuítes para editar e postar mais tarde. Todos os itens ficam armazenados em uma aba específica que pode servir como um arquivo de ideias.

13. Silenciador de palavras, hashtags e usuários

O Twitter permite silenciar uma palavra, frase, hashtag ou usuário pelo tempo que quiser (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Outro recurso escondido no microblog, mas bastante útil para quem quer fugir de um tema (principalmente de spoilers) é o silenciador de termos. Disponível para configurar tanto no PC como nos aplicativos, o recurso ajuda a esconder palavras, hashtags e até os tuítes de um usuário específico pelo tempo que preferir.

14. Verificação em duas etapas

Segurança em primeiro lugar. No Twitter, a regra também é essa e a segurança pode ser ativada através da verificação em duas etapas. Para gerenciar o acesso ao seu perfil, o microblog oferece a opção de configurar o Google Authenticator para aprovar a entrada na conta através de um código especial. O processo exige um aplicativo externo, mas dobra sua segurança na rede social.

15. Imagens com conteúdo delicado escondidas

Exibição de mídia com material sensível pode ser desativada nas configurações de segurança (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Para quem é muito sensível com imagens fortes, ou para pais que sabem que seus filhos usam o microblog, uma função interessante é o bloqueio de imagens de conteúdo delicado. Em "Configurações" > "Privacidade e segurança", basta desmarcar o item "Exibir mídia que possa conter material sensível". Também é possível sinalizar quando o seu próprio post tiver algum material impróprio.

16. Melhores tuítes primeiro

Após as mudanças de algoritmos do Facebook e do Instagram, a ordem cronológica da timeline se tornou um dos diferenciais do Twitter. Para manter essa característica da rede e dispensar os "melhores tuítes primeiro", confira o passo a passo e garanta que verá sempre os posts mais recentes.

17. Comemoração do aniversário

Twitter comemora aniversário de usuários com balões no perfil (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Quem não gosta de receber um presente de aniversário? Para comemorar a data especial de cada usuário, o microblog permite cadastrar o dia de nascimento para receber balões coloridos no perfil. Na data, a animação pode ser vista pelo aniversariante e também por todos os amigos que visitarem a conta.

18. Escolha do navegador favorito

Por padrão, o Twitter abre links externos dentro do próprio microblog nos aplicativos para Android e iPhone (iOS). Quem prefere visualizar os sites no Google Chrome ou em seu browser favorito pode desativar essa configuração escondida. Para isso, vá em "Configurações e privacidade" > "Imagem e Som" e desmarque a opção "Usar navegador incluso no aplicativo". Vale lembrar que esse recurso pode tornar o carregamento das páginas mais lento.

19. Descrições em imagens para acessibilidade

Habilite as descrições de imagem no menu "Acessibilidade" nas Configurações (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

O microblog também oferece uma função para auxiliar deficientes visuais. Em "Acessibilidade", dentro das configurações da plataforma, o Twitter permite ativar a descrição de fotos, com limite de texto de até 420 caracteres. O recurso ajuda pessoas com algum problema de visão a entender o que está na imagem do tuíte.

20. Twitter para equipes

Para quem cuida de uma conta grande e precisa compartilhar a senha com outras pessoas do time, o microblog oferece a opção de "Twitter para equipes", ou "TweetDeck Teams". O recurso permite convidar pessoas para tuitar de suas contas sem precisar passar as informações de acesso para todos. Saiba mais sobre a função.

21. Organização de abas

No aplicativo do Twitter no Windows 10, clique em "+" ou "..." para adicionar abas (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Usuários do Windows 10 que têm o aplicativo do Twitter instalado no computador podem aproveitar um recurso especial: a organização de abas. Com a ferramenta, é possível criar uma espécie de Tweetdeck com as consultas, listas e feeds que preferir. Para usar, clique no símbolo de "+" no canto direito da tela do app e administre como quiser.

22. Assuntos personalizados nos Trending Topics

Os Trending Topics, ou "Assuntos do Momento", podem sem ajustados de acordo com país ou cidade. No entanto, para quem não está satisfeito com os temas gerados nessas opções, há como ativar os assuntos personalizados para você. Os tópicos são gerados a partir da localização e de quem o usuário segue. Para ativar, basta ir em "Alterar" ao lado da lista de termos.

23. Seus dados do Twitter

Em "Conta", deslize até "Seus dados do Twitter" para saber tudo que a rede social guarda sobre você (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Em "Configurações e privacidade" > "Conta" > "Seus dados do Twitter", uma página escondida nos aplicativos do microblog revela dados curiosos (ou assustadores) que a empresa sabe sobre você, como seus interesses, os lugares em que esteve e os aplicativos em seus dispositivos. Essas informações são utilizadas para mostrar um conteúdo de acordo com o perfil e também entregar anúncios que chamem sua atenção. Em alguns tópicos é possível editar as informações e excluir, por exemplo, temas como Futebol e Séries dos interesses.

24. Teclas de atalho

Um recurso antigo, mas, ainda assim, pouco conhecido na rede social, é o menu de teclas de atalho. Criado para facilitar o uso do microblog e otimizar tempo, os comandos permitem fazer qualquer atividade na plataforma usando no máximo dois botões. Veja aqui a lista dos atalhos do Twitter.

25. Ver quem comentou o tuíte

O Tweetdeck, site que gerencia melhor o que você vê e recebe de informações no Twitter, tem um botão para "ver quem comentou". Essa função pode ser útil para saber tudo que estão falando sobre um determinado assunto. Ao compartilhar um post, o usuário tem a opção de retuitar ou comentar. Neste último caso, no aplicativo padrão, as interações ficam escondidas, enquanto no Tweetdeck tudo pode ser revelado ao clicar no menu dentro de cada post indicado por "..." e ir em "Ver quem comentou esse tuíte" ("See who quoted this tweet", em inglês) para abrir uma nova aba com as publicações.

No Tweetdeck, clique no post que quer ver mais informações, vá no menu sinalizado por "..." e em "See who quoted this Tweet" (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Tem como saber quem visitou meu perfil no Twitter? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.