O Facebook permite alterar a privacidade e as informações concedidas a aplicativos de terceiros para proteger os dados na rede social. A alternativa tem sido buscada pelos usuários após um escândalo envolvendo a rede social na última semana. Investigação de jornais dos Estados Unidos revelaram que as informações de mais de 50 milhões de pessoas foram usadas indevidamente.

Para tornar os dados informados à rede social mais protegidos, veja como excluir aplicativos, mudar a privacidade e evitar ter suas informações compartilhadas com sites de terceiros.

Dados de 50 milhões de usuários do Facebook foram obtidos e usados ilegalmente (Foto: Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Entenda o caso

De acordo reportagem dos jornais The Gardian e New York Times, a empresa de consultoria Cambridge Analytica teria utilizado dados de 50 milhões de pessoas obtidos de forma ilegal na campanha presidencial de 2016 nos EUA.

Esses dados foram coletados através de um teste psicológico — no mesmo estilo do "Qual Celebridade Você Se Parece?", que fez sucesso no Brasil. Para fazer o teste, o usuário precisava autorizar o aplicativo a ver algumas informações do seu perfil do Faceboook.

Chamado “thisisyourdigitallife”, o app foi idealizado pelo pesquisador Aleksandr Kogan. No total, 270 mil usuários deram acesso aos seus dados no Facebook e também às informações de todos os amigos na plataforma, totalizando os 50 mi

... lhões de pessoas.

Kogan foi o responsável por fornecer as informações à Cambridge Analytica. A empresa foi contratada para a campanha do candidato Donald Trump. Segundo as investigações da imprensa americana, a consultoria teria usado os dados obtidos pelo Facebook para criar estratégias (incluindo rumores, notícias falsas e desinformação) e influenciar os eleitores. O pesquisador teria vendido os dados por US$ 800 mil.

Segundo o Facebook, a política da rede social permite aos desenvolvedores acessarem os dados apenas com a finalidade de melhorar a experiência nos aplicativos. A venda dessas informações ou uso para publicidade é proibida.

Veja como restringir o acesso de seus dados à aplicações terceiras no Facebook (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

É comum que os usuários autorizem aplicativos e sites de fora do Facebook a terem acesso a informações da conta — mesmo sem ler os termos e condições de cada um. No entanto, é possível alterar as configurações do Facebook para aumentar a privacidade e evitar que informações pessoais sejam usadas de forma indevida.

Como excluir apps terceiros do Facebook

Caso você já tenha concedido acesso aos seus dados, é possível cancelar a permissão pelo Facebook. Você pode fazer isso removendo da sua conta os aplicativos que não considera confiáveis.

Passo 1. Clique no ícone de "menu" indicado por uma seta no topo direito da tela e, depois, selecione "Configurações";

Selecione configurações no menu do Facebook (Foto: Reprodução/Nicolly Vimercate)

Passo 2. Em seguida, clique em "Aplicativos", no menu da lateral esquerda. Encontre na lista o nome do aplicativo e clique no "x" ao lado do nome para removê-lo;

Clique no "x" para remover aplicativo no Facebook (Foto: Reprodução/Nicolly Vimercate)

Passo 3. Um janela será exibida e você deve clicar em "Remover".

Clique em "Remover" para confirmar a ação no Facebook (Foto: Reprodução/Nicolly Vimercate)

Como desativar apps terceiros no Facebook

O procedimento abaixo tira a permissão de qualquer integração de sua conta na rede social com aplicações de fora do Facebook ou outros sites. Ou seja, com a desativação do recurso não será mais possível fazer cadastro ou login em qualquer página com os dados do Facebook. Porém, isso não garante que aplicativos instalados anteriormente deixarão de ter acesso às informações que você já compartilhou.

Passo 1. Acesse o Facebook. No canto superior direito, clique sobre a setinha e, no menu que surgir, vá em “Configurações”;

Acesse as configurações do Facebook (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 2. Dentre as opções de configuração, escolha “Aplicativos”;

Acesse as configurações de aplicativos do Facebook (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 3. Role a tela até a opção “Aplicativos, sites e plug-ins” e, a seguir, clique em “Editar”;

Vá até a opção “Aplicativos, sites e plug-ins” do Facebook (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 4. Selecione “Desativar a plataforma”.

Desative a integração com apps terceiros no Facebook (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Limitar informações acessadas pelos apps

Outra opção é restringir os dados que podem ser acessados por apps usados pelos seus amigos. Por padrão, pessoas autorizadas a ver suas informações podem “levá-las” quando usam aplicativos e, dessa forma, as deixam disponíveis. A justificativa da rede social é que “isso faz com que sua experiência melhore e seja mais social”. Confira no passo a passo como realizar o processo.

Passo 1. Acesse o Facebook. No canto superior direito, clique sobre a setinha e, no menu que surgir, vá em “Configurações”;

Acesse as configurações do Facebook (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 2. Dentre as opções de configuração, escolha “Aplicativos”;

Acesse as configurações de aplicativos do Facebook (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 3. Em “Aplicativos que outras pessoas usam”, clique sobre o botão “Editar”;

Acesse a opção "Aplicativos que outras pessoas usam" do Facebook (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 4. Desmarque as caixinhas correspondentes aos itens nos quais não deseja fornecer informação para os apps. Então, clique em “OK” para concluir.

Desmarque as caixinhas correspondentes às informações que não deseja que o Facebook compartilhe (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Facebook: como recuperar mensagens apagadas? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.