Counter-Strike: Global Ofensive é um dos principais games de todo o mundo. Famoso no Brasil, ele tem competidores brasileiros prestigiados como Gabriel "FalleN" Toledo e Marcelo "coldzera" David. Mas, apesar de sua fama e popularidade, o jogo possui diversos nomes e expressões muito específicas, como "Awper", "frag" ou "pinar". Conheça o significado das principais:

AWPer: Posição em que o competidor assume a função de jogar com uma arma de mira telescópica, para tiros à distância, como a AWP.

Bombsite: Pontos onde os terroristas devem cumprir o objetivo de plantar a bomba. Todos os mapas do competitivo de CS:GO possuem dois bombsites denominados A e B.

Boost (pezinho): Quando um jogador se apoia em cima de outro para conseguir uma posição mais vantajosa.

Bunnar ou Bunny Hop: Pular por diversas vezes para adquirir maior velocidade de movimentação. Bunny Hop significa "pulo de coelho".

Braço Direito ou Wingman: Modo de jogo onde você e um companheiro disputam uma partida em melhor de 16 rounds, em mapas curtos, contra outras duplas, para um game mais rápido.

Cavalar: Termo usado para denominar quando um jogador faz muito barulho ao andar e entrega sua posição ao inimigo.

C4: Nome da bomba utilizada pelos terroristas.

Camper: Jogador que permanece numa posição escondido por muito tempo na tentativa de pegar o inimigo desprevenido.

Casual: Modo de jogo com 15 rodadas. Os jogadores já iniciam o jogo com colete, capacete e kit de desarme da bomba (este último exclusivamente para os contraterroristas).

CFG: Arquivo que contém as principais configurações do usuário no jogo, como por exemplo: mira, resolução, qualidade gráfica. Normalmente jogadores profissionais disponibilizam seus CFGs.

Competitivo: Principal modo do jogo, com equipes de 5 membros. Ele é divido em 30 rodadas alternando a posição das equipes com 15 rounds atuando como terroristas e 15 como contraterroristas. Cada partida pode alterar sua patente no jogo.

Clutch: Trata-se de vencer um round em desvantagem, onde apenas um jogador de uma equipe derrota dois ou mais da equipe inimiga.

CT: São os contraterroristas, que têm como objetivo principal impedir que os terroristas plantem a bomba e desarmá-la quando ela já foi plantada.

Deathmatch: Estilo de jogo em mata-mata, com dinheiro infinito, vitória individual e com objetivo de conseguir um maior número de eliminações.

Defusar: Simplesmente desarmar a bomba plantada pelos terroristas.

Dropar: Geralmente se refere a quando jogadores dão armas uns para os outros.

Eco: Abreviação da palavra "economia". O termo se refere a quando uma equipe precisa fazer um round econômico na partida e poupar dinheiro, deixando de comprar novas armas, granadas e afins.

Entry Fragger: Competidor que atua entrando primeiro no bombsite em busca de eliminações inimigas, informações e uma posição mais vantajosa.

Fake: Quando a equipe simula a tomada de um bombsite na tentativa de confundir o time inimigo.

Frag: Simplesmente um kill, uma eliminação.

Flashar/Bangar: Lançar uma granada de flash, ou flashbang, que cega a visão inimiga.

Flankear: Ato de dar a volta e matar o inimigo pela lateral.

IGL: Significa "In Game Leader" ou seja, o líder da equipe no jogo, o capitão. Quem toma as principais decisões estratégicas da partida.

HE: Significa "High Explosive" que nomeia a granada explosiva.

Headshot: Tiro que atinge um jogador diretamente na cabeça.

... > Lurker: Também chamado de "costinha", é a posição na qual o jogador costuma jogar sozinho, se posicionando na retaguarda do time na esperança de pegar o inimigo rotacionando pelo mapa.

Majors: Os principais campeonatos de CS:GO. Costumam ter a maior premiação do cenário, atualmente de um milhão de dólares. Os torneios são patrocinados pela empresa desenvolvedora do jogo, a Valve, e reúnem os principais nomes do Counter-Strike do mundo inteiro.

Minors: Os Minors são torneios com um premiação de US$ 50 mil, também patrocinados pela Valve. O campeonato é dividido em 4 regiões: Américas, Ásia, Europa e CIS. São competições que qualificam as equipes para os Majors, campeonatos principais.

Miado: Jogador que está com a vida baixa.

Molotovar: Quando o time lança uma granada incendiária para impedir a passagem da equipe inimiga ou causar dano aos oponentes.

Overtime: A prorrogação. Acontece apenas em campeonatos de CS:GO, quando as equipes terminam com 15x15 no placar. O desempate é feito com mais 5 rounds.

Patente: São os niveis existentes no modo competitivo de CS:GO. São elas: Prata I, Prata II, Prata III, Prata IV, Prata de Elite, Prata de Elite Mestre, Ouro I, Ouro II, Ouro III, Ouro Mestre, Guardião Mestre I, Guardião Mestre II, Guardião Mestre de Elite, Exímio Mestre Guardião, Águia Lendária, Águia Lendária Mestra, Mestre Supremo de Primeira Classe e Elite Global.

As patentes de CS:GO (Foto: Reprodução/Gaming Tools)

Plantar: Armar a bomba.

Pinar: Quando o jogador comete erros de mira.

Pré Fire: Atirar antecipadamente na tentativa de adivinhar o local em que seu inimigo se encontra.

Playmaker: É aquele que não joga de forma passiva, tenta criar jogadas e decidir o jogo.

Pop Flash: Quando o jogador arremessa uma granada de flash de forma que o oponente não tenha tempo de reagir.

Rodada Forçada: Rodada do jogo em que uma equipe compra tudo que pode, mesmo com pouco dinheiro. Isso ocorre principalmente quando o time quer diminuir sua desvantagem.

Run Boost: Técnica utilizada a partir do Boost, onde os jogadores que estão posicionados desse modo caminham para que o de cima dê um salto. Com o Run Boost, o jogador adquire um salto maior e mais veloz.

Rush/Rushar: É invadir ou tomar um objetivo rapidamente, sem parar.

Rifler: Jogador que se arma principalmente com rifles, como por exemplo a AK-47 ou a M4A4.

Strafe: É um movimento rápido de ida e volta atrás de um canto em que o jogador tenta captar alguma informação sem se expor.

Smokar: Lançar uma smoke, uma granada de fumaça.

Spray: Padrão de recuo da arma ao atirar.

Suporte: Uma das funções dentro do jogo, como o nome diz, o jogador que dá suporte ao time. Ele costuma trabalhar principalmente com as granadas.

TR: Os terroristas, que têm como objetivo plantar uma bomba em um dos bombsites e garantir que a explosão aconteça.

Trade Kill: Significa "troca de eliminações". Acontece quando ambos os times perdem a mesma quantidade de jogadores.

TK: abreviação de "team kill", ocorre quando você causa dano a um companheiro de equipe.

Varar: Ocorre quando o projétil atravessa um objeto ou uma parede.

Walk: Quando o jogador anda de forma silenciosa pelo mapa. No CS:GO isso se faz apertando a tecla Shift.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.