Mark Zuckerberg, fundador e presidente-executivo do Facebook fez uma participa??o em um painel do Mobile World Congress (MWC) 2015, nessa segunda-feira (02), usando um formato Q&A (Questions and Answers, que em portugu?s significa perguntas e respostas). O executivo falou sobre os desafios da expans?o do acesso ? Internet em todo o mundo e ainda encarou as cr?ticas dos representantes de empresas de telecom.?

Google anuncia Android Pay, novo servi?o de pagamentos com smartphones

Mark Zuckerberg durante sess?o de perguntas na MWC 2015 (Foto: Reprodu??o/Webrazzi TV)

?Na confer?ncia no MWC, em Barcelona, na Espanha, Zuckerberg subiu ao palco para falar sobre o Internet.org, um projeto que tem como objetivo conectar o mundo todo na Internet. A iniciativa pretende conectar pessoas sem internet, levando o acesso a lugares que ainda est?o fora da rede.?

Por?m, durante a entrevista o executivo foi muito questionado sobre a tens?o entre a rede social e as empresas de Telecom. Isso porque, as companhias alegam que a maior rede social do mundo e o WhatsApp - comprado por Zuckerberg -, avan?am sobre servi?os antes oferecidos por elas e afetam suas receitas. As Telecom ainda reclamam que as empresas de Zuckerberg n?o ajudam a bancar a expans?o da internet.

Apesar das cr?ticas, o executivo tentou manter um discurso conciliador durante toda a entrevista. E para amenizar a rela??o da sua empresa com as de telecom, o CEO disse que as operadores m?veis s?o os ?nicos que realmente ligam o mundo, n?o o Facebook. ?Estamos orgulhosos do trabalho que fazemos com esses operadores, e estamos animados para fazer mais?, disse Zuckerberg.

Qual o produto mais esperado do MWC 2015??Opine no F?rum do TechTudo

O executivo ainda garantiu que a parceria das empresas de telecomunica??es com a maior rede social do mundo pode ser um modelo lucrativo para operadoras, pois leva mais pessoas a acessarem a internet, logo, mais clientes para consumirem mais dados.

Servi?o Internet.org do Facebook

O executivo focou bastante no servi?o Internet.org do Facebook, um projeto que busca dar o acesso a alguns aplicativos gratuitos para usu?rios em locais com baixo uso de Internet.

Zuckerberg comentou que houve uma preocupa??o quanto ao risco da oferta de servi?o de acesso gratuito a Internet levar a canibaliza??o dos pa?ses em desenvolvimento, mas alegou que recebeu uma grande quantidade de feedbacks que comprovaram que isso n?o aconteceu.

Entrevista com representantes de empresas de Telecomunica??o

Depois de responder a algumas perguntas da entrevistadora, Zuckerberg recebeu no palco tr?s representantes de empresas de telecom Telenor, Airtel ?frica e Millicom.

Ap?s perguntas discretas e algumas pequenas alfinetadas, Jon Fredrik Baksaas,?CEO da Telenor mencionou o WhatsApp e afirmou: ?Este ? um ponto de tens?o entre o Facebook e as operadoras?. Segundo ele, o?mensageiro, al?m de "comer" receitas do servi?o de mensagens de texto, mergulha no meio do mecanismo como o setor de telecomunica??es se relaciona com seus usu?rios.?

Rapidamente, Zuckerberg respondeu afirmando que a escolha de quais servi?os incluem no Internet.org em qualquer pa?s, ? decidida juntamente com as operadores de telecomunica??es. Para completar, ele

... disse que o Facebook Messenger e o WhatsApp oferecem VOIP e n?o fazem parte do Internet.org, justamente para n?o canibalizar.

Depois, olhando para a plat?ia cheia de executivos do mercado da telefonia, Zuckerberg afirmou estar feliz em trabalhar com as operadoras. "Estamos ansiosos para trabalhar com todos voc?s e ajud?-los a fazer seus trabalhos um pouco melhor, fazendo mais dinheiro e conectando mais pessoas", afirmou.

Como surgiu o formato de entrevistas Q&A

A Q&A ? um tipo de entrevista inspirada nas reuni?es que o fundador do Facebook faz com seus funcion?rios toda quinta-feira, para responder a perguntas e d?vidas. O formato, coloca o entrevistado frente a perguntas, sem qualquer tipo de prepara??o.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.