O Apple Pay, carteira virtual da Apple, foi lançado no Brasil nesta quarta-feira (04), para clientes do banco Itaú. O recurso, que permite pagamentos pelo iPhone sem precisar do cartão físico ou digitar dados em sites e aplicativos, está disponível para cartões de crédito Visa e MasterCard. É preciso ter iPhone 6 em diante, incluindo o iPhone SE, para utilizar o serviço.

Aguardado no país desde fevereiro, quando Tim Cook confirmou o lançamento do serviço dentro de alguns meses, o Apple Pay desembarca depois de concorrentes como Google Pay e Samsung Pay. O serviço também é compatível com iPad, Apple Watch e Mac.

Apple Pay chega ao Brasil para usuários de iPhone e clientes do banco Itaú (Foto: Divulgação/Apple)

O Apple Pay foi anunciado pela Apple em 2014, junto com o lançamento dos iPhone 6 e iPhone 6 Plus. O serviço possibilita pagamentos via NFC, tecnologia que permite realizar transações apenas encostando o celular em máquinas de cartão. A autenticação é feita pelo Touch ID ou Face ID, no caso do iPhone X.

Segundo a Apple, o recurso é aceito em mais de um milhão de estabelecimentos comerciais, além de sites e aplicativos parceiros, como iFood, Peixe Urbano, Magazine Luiza, entre outros. Para ser utilizado em lojas físicas, é preciso verificar se a máquina de cartão de crédito é compatível com a tecnologia NFC.

O Apple Pay está disponível para iPhone 6 em diante e nos iPad (2017), iP

... ad (2018), iPad Pro, iPad Air 2 e iPad mini 3 e iPad mini 4. Todos devem ter o iOS atualizado a partir do iOS 11.2. Os pagamentos também podem ser realizados em todas as gerações do Apple Watch com watchOS atualizado, além de Macs.

Para ativar o recurso no iOS, é preciso abrir as configurações do iPhone e iPad e acessar a opção “Wallet e Apple Pay”. Depois, basta tocar na opção “Adicionar cartão” e inserir os seus dados. Lembrando que o serviço está disponível apenas para clientes do banco Itaú que tenham cartões de crédito Visa e MasterCard. Ainda não há informações sobre a inclusão de demais bancos e bandeiras posteriormente.

Concorrentes

A Apple chega atrasada no mercado brasileiro. Lançado em 2016, o Samsung Pay é a solução da fabricante sul-coreana para pagamentos nos smartphones da marca, incluindo modelos mais em conta, como Galaxy J5 Pro e J7 Pro. A ferramenta também suporta outros bancos, como a Nubank, e tecnologias NFC e MST, o que expande a compatibilidade do celular com mais terminais.

Já o Google, inaugurou o Google Pay (antigo Android Pay) em novembro de 2017, para smartphones Android. O serviço traz a mesma proposta que os demais, incluindo suporte a outras instituições bancárias, como o Banco Neon. Em fevereiro, a carteira virtual ganhou aplicativo na Play Store e integração com cartões do banco Bradesco.

Qual o melhor app que você tem no seu celular? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.