O Google quer proteger usuários de chateações no celular. Para tanto, vai incluir no sistema Android One uma tecnologia que detecta as ligações de telemarketing e as direciona para a caixa postal do usuário. O aplicativo de Telefone oficial da empresa passará a identificar o spam.

Smartphones das linhas Pixel e Nexus, que têm envolvimento direto de engenheiros do Google, também receberão a nova proteção nos próximos dias.

Xiaomi Mi A1 é um dos modelos que devem receber novo filtro de chamadas (Foto: Isabela Cabral/TechTudo)

Na prática, o recurso vai funcionar como o filtro de spam da maioria do serviços de email: a mensagem pode até chegar, mas não é percebida. A chamada vai direto para o correio de voz, caso o dono do aparelho seja assinante do serviço. Como explica o site 9to5Google, não haverá qualquer tipo de alerta que a ligação está sendo realizada – o celular não vai nem mesmo tocar.

Os usuários também não serão incomodados por notificações. Após a chamada identificada como spam terminar, não haverá qualquer tipo de aviso na barra de status do Android ou no próprio aplicativo. Contudo, elas ficam registradas no histórico de chamadas e as mensagens de voz podem ser acessadas pela respectiva guia dentro do app.

O recurso chega para complementar a identificação de spam adicionada ao discador em 2016. Desde então, uma chamada suspeita é representada em vermelho no momento da ligação, permitindo assim a escolha entre atender ou não.

... iv>

Nexus 6P é outro aparelho que deve ganhar função (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

O novo filtro de spam vai ser liberado para os smartphones próprios do Google, como o Pixel 2 XL, e dispositivos da linha Nexus, como o Nexus 6P. A função também chegará para o discador de aparelhos com Android One. Esta é uma versão pura do sistema, sem alterações de interface, presente em alguns dispositivos como o Xiaomi Mi A1 e o Nokia 8 Sirocco.

Vale destacar que, a princípio, o recurso não deve estrear em celulares de marcas que usam o Android com modificações próprias, como é o caso da Samsung e da Asus. Para testar a função nestes aparelhos é preciso instalar a versão beta do discador do Google, liberado esta semana na Play Store.

Qual é o mensageiro mais seguro? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

Com informações 9to5Google, Engadget e Google Play



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.