O Instagram deve lançar em breve uma ferramenta para o usuário baixar uma cópia de seus dados. O anúncio foi feito por um porta-voz oficial da companhia ao site TechCrunch, que publicou uma repostagem sobre a ausência de um recurso análogo ao "Baixar uma cópia" do Facebook na rede social de imagens.

O representante da empresa não definiu uma data, mas declarou que o lançamento será feito "muito em breve". A expectativa é de que isso ocorra antes de 25 de maio, prazo estabelecido para adequação à lei de privacidade da European General Data Protection Regulation (EU GDPR), que exige que os apps e demais serviços online ofereçam portabilidade de dados a seus usuários.

Segundo o portal americano, o porta-voz disse que o recurso permitirá ao usuário fazer download e exportar uma cópia do que compartilhou no Instagram, incluindo fotos, vídeos e mensagens. Não foi especificado se essa cópia englobará dados como listas de seguidores e seguindo, curtidas, comentários, Stories e as legendas compartilhadas com as postagens.

Também não foi explicado se as imagens serão exportadas com a qualidade original ou compactadas. Se não houver perda na resolução de fotos e vídeos durante o download, a ferramenta poderá fazer com que apps de exportação não oficiais, como o InstaPort, tornem-se obsoletos. Isso é um ponto positivo para o usuário, já que muitos desses desenvolvedores utilizam os conteúdos e credenciais de login de maneira inadequada.

... hape"> Instagram deve lançar recurso que deixa usuário baixar cópia de dados (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

O sistema de portabilidade também pode facilitar a saída do Instagram para redes sociais concorrentes, razão pela qual espera-se que a empresa restrinja alguns dados. Ao que tudo indica, por trás de toda essa movimentação está o escândalo da Cambridge Analytica, que expôs uma série de problemas de segurança de dados no Facebook e levou Mark Zuckerberg a depor no Senado norte-americano na última terça-feira (10). Vale lembrar que o Instagram pertence ao Facebook desde 2012.

Stories Highlights não funciona; o que fazer? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.