Atlas Quantum teve rentabilidade de 10% nas negociações com bitcoin, mesmo com a desvalorização da criptomoeda (Foto: Reprodução/ThinkStock)

Uma notícia no início deste ano surpreendeu quem investe em criptomoedas: a queda vertiginosa na cotação da mais famosa delas, o bitcoin. Ainda assim, no Atlas Quantum foi registrado, no mesmo período, uma rentabilidade de 10% nas negociações com bitcoin. O segredo? É isso que você vai descobrir agora.

Mas antes, vale relembrar rapidamente o que é bitcoin, assim como suas vantagens e desvantagens. Criada em 2008, essa moeda digital possibilita transações descentralizadas, que são efetuadas e validadas pelos próprios usuários da rede. As criptomoedas são enviadas de uns para outros via internet, sem a necessidade de intermediadores (como bancos).

O sucesso não veio à toa. Com o bitcoin, veio a chance de realizar transações mais baratas e rápidas do que no mercado de ações, 24h por dia. Comparado ao CDB (Certificado de Depósito Bancário), é uma opção mais acessível, pois os títulos de renda fixa demandam um investimento inicial mínimo - na Caixa Econômica Federal, por exemplo, esse valor é de R$ 1.000. Já com bitcoins, dá para começar a investir com qualquer quantia. A liquidez imediata é outro ponto positivo. Enquanto CDB, CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e Títulos de Capitalização podem estabelecer um tempo de carência para resgate do dinheiro, as negociações com bitcoins podem ser feitas a qualquer momento, em qualquer lugar do mundo.

É por esses e outros motivos que o número de usuáriosde bitcoin no Brasil já é quase três vezes maior que o de investi

... dores ativos do Tesouro Direto, e mais que o dobro do número de pessoas físicas na Bolsa de Valores (B3).

Mas claro que há riscos: o ganho depende da valorização da criptomoeda. Por isso que a maioria dos investidores adota a estratégia de “Buy & Hold” (comprar e segurar, em inglês). Essa abordagem consiste, basicamente, em adquirir a moeda e mantê-la numa carteira digital, aguardando o momento ideal em que é possível vendê-la por um valor mais alto. Mas, apesar da cotaçãovolátil da bitcoin, é possível mitigar os riscos da oscilação?

Arbitragem financeira

O segredo do Atlas Quantum para obter 10% de rentabilidade no mesmo período reside num algoritmo próprio, que permite otimizar as negociações com bitcoins. Funciona assim: diversas corretoras digitais ao redor do mundo vendem essa criptomoeda por diferentes cotações. Ou seja, ao mesmo tempo, é possível encontrar bitcoins à venda por um valor na corretora X e 5% mais caro na corretora Y. Nesse caso, a dica é comprar pelo menor preço e vender pelo maior, lucrando com a diferença.

Esse processo é conhecido como arbitragem financeira - uma operação comum no mercado tradicional. A questão é dispor de uma ferramenta que permita fazer essa comparação de modo constante, para aproveitar as oportunidades que surgirem. É aí que entra em cena o algoritmo Quantum. Ele monitora 24h por dia, 7 dias por semana, as ofertas de compra e venda de bitcoin em quatro corretoras ao redor do mundo. E, assim que detecta uma diferença significativa de preço, envia automaticamente ordens de compra e venda. O próximo passo é distribuir o lucro aos investidores, aumentando a quantidade de bitcoins que cada um possui.

É por isso que, mais que uma "exchange" (como são chamadas as casas de câmbio), o Atlas Quantum é um investimento. Por meio de uma plataforma inteligente, a fintech consegue automatizar e otimizar as operações de compra e venda da moeda digital. Isso se traduz em lucro para os clientes, sem que eles precisem ter o tempo ou o conhecimento que essas transações exigem.

Criada em 2016, a empresa hoje atende investidores de diferentes países, além de oferecer instruções para quem quer dar seus primeiros passos no mercado de bitcoin. Para investir no Quantum, basta se cadastrar no sistema. Na aba de depósito, o cliente vai encontrar um endereço para o envio de bitcoins. Assim que o valor desejado for transferido, o sistema automaticamente enviará as criptomoedas para as corretoras, dando início às operações.

A segurança, claro, é algo fundamental nesse modelo. Por isso, a Atlas Quantum monitora constantemente seu banco de dados e as solicitações de saque, além de realizar periodicamente testes de intrusão e estabilidade em todo o sistema, o que ajuda a descobrir e evitar qualquer risco de invasão.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.