Tem algo novo nos céus do Japão! Drones estão sendo usados para fazer delivery de mercadorias em regiões remotas do país. As aeronaves prometem desafogar a crescente demanda de entregas de compras online e evitar que os pacotes fiquem paradas em congestionamento. O Olhar Digital foi até a cidade de Tóquio para conferir a que pé anda a novidade.

Os testes com a entrega via drones estão sendo feitas pela Rakuten, uma gigante do comércio eletrônico no Japão. De acordo com a equipe responsável pelo projeto, a ideia surgiu há dois anos com entregas de lanches e equipamentos em campos de golfes. Agora, as aeronaves levam encomendas de lojas de conveniências para um centro comunitário. Os pedidos podem ser feitos a partir de um aplicativo para Android e são despachados em minutos. O drone consegue voar a uma altura máxima de 150 metros e carregar até dois quilos. O maior desafio, contudo, esbarra na regulação do governo japonês.

O modelo de drone testado pela Rakuten é totalmente autônomo, ou seja, não precisa ser pilotado por um humano a todo momento. Ainda assim, a empresa mantém um controle para ser acionado em caso de emergência, por exigências legais. A aeronave também possui um paraquedas para evitar acidentes. Ao todo, o drone pode sobrevoar por 10 km, mas a distância foi reduzida a 7 KM durante os testes.

Para a Rakuten, o novo projeto de delivery ajudará a empresa a lidar com a alta demanda por entrega de produtos comprados online. Nos últimos anos, o número de entregas saltou de 2,9 milhões para 3,7 milhões apenas no Japão, o que tem impactado os serviços de entregas tradicionais via caminhões. A empresa, que também atua no Brasil, planeja eventualmente levar a tecnologia para outros países.

Enquanto a tecnologia de entrega por drones não se torna amplamente usada, a Rakuten já planeja os próximos passos dos testes. O objetivo agora é sobrevoar 10 quilômetros de uma área urbana para fazer entregas em condomínios. O prazo para isso é até 2020.

... xt-materia">Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.


>>> Veja o artigo completo (Fonte)

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.