Na última segunda (26), BioShock Infinite completou cinco anos de história. Terceiro jogo da triologia de games de tiro e ficção científica, Infinite foi um sucesso entre crítica e jogadores fãs da série quando lançado no PlayStation 3, Xbox 360 e PCs. Hoje, com versão disponível para PS4, Xbox One e também Steam, o jogo soma 11 milhões de cópias vendidas e uma série de curiosidades interessantes sobre o acidentado processo de desenvolvimento que, no fim das contas, acabou provocando o fim da Irrational Games.

Sucesso de vendas e crítica, BioShock Infinite completou cinco anos na última segunda-feira (26) (Foto: Divulgação/2K)

Abaixo, você conhece algumas curiosidades em torno de BioShock Infinite, que passam por referências a livros e filmes, à série System Shock e até mesmo a possibilidade de se usar o famoso Código Konami para liberar a dificuldade mais alta sem precisar terminar o jogo nenhuma vez.

Seis anos em desenvolvimento

... 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">

Infinite teve processo de desenvolvimento iniciado ainda em 2007 (Foto: Divulgação/2K)

BioShock Infinite teve seu desenvolvimento iniciado em agosto de 2007, logo depois da finalização de BioShock, primeiro jogo da série. Extremamente ambicioso, Infinite ficaria em desenvolvimento por mais seis anos, num período que viu o lançamento de BioShock 2 em 2010 e que seria prolongado por três atrasos perto do lançamento do jogo, que só ocorreria em 2013.

O processo tumultuado de desenvolvimento acabaria, no fim das contas, detonando a Irrational Games: uma grande quantidade de funcionários saiu do estúdio que, em 2017, foi rebatizado para Ghost Story Games.

Star Wars em BioShock Infinite

Filme em cartaz leva o título de desenvolvimento do episódio VI da saga Star Wars (Foto: Reprodução/YouTube)

No primeiro encontro com Elizabeth, ela abre uma brecha para a cidade de Paris. Ao fundo, no cartaz, é possível ler “La Revanche du Jedi” ou “A Vingança do Jedi”, antigo título do episódio VI da saga original de George Lucas, lançado nos cinemas em 1983 com o título “Star Wars Episode VI: Return of the Jedi” (ou “O Retorno dos Jedi”, no Brasil).

Fahrenheit 451

Número 451 é recorrente para abrir portas em jogos da série BioShock (Foto: Reprodução/YouTube)

Fahrenheit 451 é um romance de ficção científica de Ray Bradbury profundamente referenciado em games da Looking Glass, desenvolvedora da série System Shock e uma antecessora direta do estúdio Irrational Games, responsável pela trilogia BioShock. Em Infinite, a referência à Fahrenheit 451 está numa fechadura que é aberta com o código 0451.

Konami Code libera o modo 1999 de dificulddade.

Modo 1999 pode ser acessado com o histórico Código Konami (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

O modo de dificuldade mais elevado de BioShock Infinite é o 1999. Por padrão, ele é bloqueado ao jogador, que só pode ativá-lo depois de ter terminado o game ao menos uma vez.

Entretanto, quem está com mais pressa e quer o máximo desafio do game sem precisar terminá-lo antes num modo mais fácil, pode ativar o modo 1999 a partir do uso do lendário Konami Code, executado no menu principal do game: cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A (ou X e bolinha nos consoles da Sony).

Por quê “1999”?

System Shock 2 foi lançado em 1999 (Foto: Divulgação/Irrational Games)

BioShock está profundamente ligado à série System Shock por conta do gameplay e do grupo de desenvolvedores. Isso explica a escolha de “1999” como nome do modo de dificuldade máxima em Infinite: naquele ano, a Looking Glass lançaria System Shock 2, último título da franquia original que é tida como o embrião dos games da triologia BioShock.

Um jogo bem diferente dos trailers

Trailers e prévias mostraram um BioShock Infinite diferente, e mais ambicioso, daquele que seria lançado em 2013 (Foto: Reprodução/YouTube)

Infinite seria anunciado oficialmente em 2010 e só chegaria aos jogadores em 2013 depois de um tumultuado processo de desenvolvimento.

Os trailers e primeiros vídeos de gameplay do jogo mostram uma série de recursos e mecânicas que não apareceram no game final, especialmente àquelas referentes a um comportamento dinâmico dos edifícios flutuantes de Columbia. Num dos trailers, um prédio é mostrado oscilando a partir do vento até que um sino caia do topo da construção em frente ao jogador como resultado de uma interação natural gerada a partir da combinação dos elementos física do jogo.

Ambiciosas demais, essas novidades acabaram engavetadas e o BioShock Infinite que seria finalmente lançado em 2013 acabaria bem diferente da ideia original da Irrational Games, como ambientes sem um nível de interação tão grande e praticamente inalterados pela física do mundo flutuante do jogo.

Fazendo piada sobre si mesmo

Há um momento no jogo em que os personagens percorrem um arcade. Elizabeth passa por uma das máquinas e diz que ouviu falar sobre “esse” jogo e que ele “teve o lançamento atrasado três vezes”. A brincadeira faz referência a BioShock Infinite e seu longo processo de desenvolvimento.

BioShock Infinite (Foto: Divulgação)

O que acharam das DLCs de Bioshock Infinite? Comente no fórum do Techtudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.