A Netflix aproveitou o MWC para mostrar um pouco de seus segredos e do que vem por a?. Mas nada de novas superprodu??es ou an?ncios t?cnicos: a gigante de conte?do via streaming planeja algumas revolu??es em seu visual. "Estamos testando muita coisa para facilitar a vida do usu?rio. Desde a interface at? o algoritmo, tudo ? pensado para melhorar a experi?ncia", diz Todd Yellin, vice-presidente de inova??o da Netflix, em entrevista exclusiva ao TechTudo.

Acompanhe os lan?amentos ao vivo do MWC 2015

Netflix mostra novo layout no MWC (Foto: Fabr?cio Vitorino/TechTudo)

E, de fato, enquanto algumas mudan?as s?o praticamente impercept?veis para a massa, a reformula??o visual que a Netflix promete em 2015 tem tudo para ser a maior dos ?ltimos anos, e deve atingir todas as plataformas. Essencialmente, a interface do servi?o deixa de ter cara de "prateleira de locadora" e assume sua voca??o de servi?o online.?

Nas smart TVs, o conte?do ganha uma "superimagem" no topo da tela, com as explica??es e um carrossel de fotos e stills importantes do filme. As informa??es, que antes apareciam em uma cortina, agora ficam no topo da tela. E caso voc? aperte o "play", o filme j? come?a, com os detalhes sobre a tela, desaparecendo ap?s alguns segundos. N?o ? preciso um segundo "ok" para assistir: tudo fica mais fluido.?

Conte?do do Netflix ganha mais destaque, imagens relevantes e menos passos (Foto: Fabr?cio Vitorino/TechTudo)

"? muito importante eliminar os passos, as intera??es do usu?rio, para que a experi?ncia seja fluida. Neste teste, avaliamos se os usu?rios 'rejeitavam' o conte?do. E o resultado foi muito positivo", explica Yellin. Com isso, a Netflix d? menos trabalho ao usu?rio e, de fato, a experi?ncia fica muito mais simples. A mudan?a, ao que parece, foi aprovada e deve ser disponibilizada ainda no primeiro semestre de 2015.

Antes e depois no tablet: Netflix deixa de ter cara de "prateleira de locadora" (Foto: Fabr?cio Vitorino/TechTudo)

Os testes tamb?m s?o conduzidos em outras plataformas da empresa, como celulares e tablets, dispositivos com intera??o touch. As fileiras de capinhas ganham imagens mais importantes, que s?o escolhidas por um time de profissionais da empresa, que ficam girando em carrossel. Entre elas, sempre uma sugest?o da Netflix em tamanho maior. O bot?o "play" agora ganha mais import?ncia: fica centralizado e basta que seja apertado uma vez para que o conte?do inicie.

Netflix antes e depois no celular: conte?do passa a tirar mais proveito do touch
... (Foto: Fabr?cio Vitorino/TechTudo)

J? nos desktops, onde a intera??o com o mouse ? necess?ria, basta clicar no conte?do para ver uma janela com mais informa??es, em tamanho grande. A partir da?, com apenas um clique, o conte?do j? ? iniciado. Ao contr?rio das mudan?as na plataforma de smart TVs, o novo visual para mobile ainda est? em testes. Se os resultados forem negativos, sem problemas: v?o para o lixo. E a Netflix passa para a pr?xima ideia.

Yellin explica ainda que as avalia??es da empresa s?o conduzidas de forma muito controlada, para apenas um pequeno grupo de usu?rios, para que se compreenda seu impacto: ?"? preciso ter em mente que estamos lidando com big data. E cada mercado tem sua caracter?stica. Precisamos avaliar para saber se o resultado foi positivo, se conseguimos nosso objetivo, que ? manter as pessoas o m?ximo de tempo poss?vel no nosso ambiente", explica.

No desktop, basta clicar no conte?do do Netflix para ver uma janela com mais informa??es (Foto: Fabr?cio Vitorino/TechTudo)

E para ganhar o consumidor no "momento da verdade", a Netflix trabalha com matem?ticos, estat?sticos, engenheiros e times multidisciplinares, constantemente, para acertar o m?ximo poss?vel. "A hora decisiva ? quando voc? tem tempo. Voc? pode fazer muitas coisas, surfar na internet, zapear na televis?o, ler um livro? Mas a partir do momento em que voc? liga o Netflix, precisamos acertar. Voc? tem que olhar para a tela e ver conte?do relevante", explica Yellin.?

Qual o produto mais esperado do MWC 2015? Opine no F?rum do TechTudo.

Ali?s, sobre o algoritmo, o executivo ? enf?tico ao dizer que h? espa?o para "surpresas". Para Yellin, ? preciso sempre testar coisas novas, mostrar conte?do diferente para saber se o cliente quer experimentar. "Estamos constantemente tentando inovar. Antigamente, havia um modelo de neg?cio, que te permitia descobrir do que o cliente gosta e explorar isso at? o fim. Hoje, tentamos entender seus gostos para oferecermos mais, por mais tempo", finaliza Yellin. Afinal, uma empresa que come?ou como uma "locadora" e revolucionou o mercado pode at? se dar ao luxo de falhar, mas nunca pode abrir m?o de inovar.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.