O Google prepara o lançamento de um novo serviço de mensagens para Android. Segundo o site The Verge, a empresa estaria empenhada na criação do mensageiro Chat – uma nova tentativa de criar algo similar ao iMessage da Apple, desta vez no sistema de celulares mais usado do planeta. O objetivo é melhorar a comunicação dos usuários, seja por SMS ou usando recursos multimídia vistos no WhatsApp e Telegram.

O serviço seria baseado no padrão RCS (Rich Communication Services), considerado como o “SMS do futuro”. O Google lançou o recurso no Brasil no fim de 2017 e, na ocasião, anunciou parceria com as operadoras Claro, Vivo e Oi. O Chat seria, portanto, a implementação dessa tecnologia em celulares com Android. A empresa ainda não confirmou a novidade. O anúncio poderá ocorrer no Google I/O, evento que acontece nos Estados Unidos em maio.

Chat poderá chegar no aplicativo de mensagens padrão de celulares Android (Foto: Reprodução/The Verge)

O Chat seria uma tentativa de renovar as mensagens SMS – modalidade que ainda é popular, mesmo com a presença de apps como o WhatsApp. Segundo o Google, ainda há 8 trilhões de SMS enviados por ano no mundo.

A proposta é simplificar o uso do app de mensagens do Android e criar uma alternativa ao iMessage, da Apple, presente no iPhone (iOS). Além de enviar e receber SMS comum, o programa traria recursos avançados vistos em apps mais robustos, como compartilhamento de áudio, imagem, vídeo, GIFs e stickers, além de criação de grupos.

O The Verge destaca que o Chat poderia surgir como uma função em diversos aplicativos de

... mensagens presentes no Android. Em um celular da Motorola, o recurso apareceria no app Messenger, do Google. Já em modelos da Samsung, a novidade poderia ser integrada ao app padrão de mensagens. As duas fabricantes fazem parte do grande grupo de empresas que apoiam o projeto. Entre elas também está a Microsoft, mas ainda não se sabe se o Chat poderá aparecer no Windows 10 Mobile.

Messenger do Android poderia ganhar integração com o Chat (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Como funcionaria o Chat no Android

O RCS é um novo padrão de troca de mensagens que permite o compartilhamento de multimídia usando tanto a rede telefônica quanto o sinal de internet do celular. Uma maneira de pensar no recurso é considerá-lo uma fusão entre o SMS e o mecanismo de funcionamento do WhatsApp.

Um aplicativo compatível com a tecnologia é capaz de enviar informações via internet para outro aparelho que também tenha o recurso habilitado. No entanto, se o destinatário usar um celular sem suporte ao RCS, a rede seria inteligente o suficiente para converter a mensagem em SMS tradicional. Esse é, atualmente, o modo de operação do serviço de mensagens da Apple, muito popular nos Estados Unidos.

Chat enviaria mensagens mulitmídia por meio do padrão RCS (Foto: Divulgação/Google)

O RCS é compatível com o Android 4.4 Kitkat, mas ainda não está claro se o Chat irá requisitar um sistema mais atualizado para funcionar.

Segurança

De acordo com as informações do The Verge, o Google teria decidido criar o Chat de maneira descentralizada, incluindo fabricantes de celulares e operadoras no processo. Um dos resultados disso é o envolvimento dos servidores da operadora de telefonia no fluxo de compartilhamento de informações, convertendo as mensagens em SMS quando necessário.

Uma das consequências desse modelo esbarra em questões de privacidade. As mensagens enviadas pelo Chat não deverão ser criptografadas, abrindo caminho para que os dados possam ser lidos pela operadora ou por autoridades mediante mandado judicial. A tendência é que o Chat, embora possa resolver um problema de usabilidade no Android, não ofereça a mesma segurança presente no WhatsApp ou no iMessage.

Histórico

O suposto lançamento do Chat – seja uma função ou um novo aplicativo – representaria pelo menos a quinta tentativa do Google de criar um mensageiro coeso para Android. A iniciativa vem depois do Google Talk, do Hangouts, do Google Messenger e do Allo. Os três últimos ainda sobrevivem, mas não se tornaram populares no Brasil e no resto do mundo.

Com informações: The Verge

Qual é o mensageiro mais seguro? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.