O Windows 10 Lean pode ser uma alternativa do sistema operacional da Microsoft para dispositivos com pouco espaço. A versão mais limpa e simples dispensaria uma série de ferramentas avançadas, aplicativos e recursos para se adaptar a 16 GB de memória. A intenção da empresa seria uma opção leve do Windows 10 para equipamentos com menos espaço, como tablets e computadores de baixo custo.

Ainda não há confirmação da Microsoft sobre a novidade. A versão Lean ("enxuta", em inglês) foi distribuída na préviada da Build Redstone 5 e divulgada por um usuário no Twitter. O sistema está disponível na web, mas não é o oficial, e sim uma alternativa para testes.

Versão reduzida do Windows 10 abre mão de ferramentas, apps e recursos avançados para economizar espaço (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Pelas avaliações dos usuários, o Windows 10 Lean não tem grandes diferenças em relação à usabilidade: desktop, botão iniciar e instalação de softwares funcionariam normalmente. No entanto, alguns recursos mais avançados podem ser extintos como, por exemplo, PowerShell, Editor de Registros, Internet Explorer, e até itens do Painel de Controle.

A comparação feita pelo usuário do Twitter indica que a edição Lean tem cerca de 50 mil arquivos a menos e o instalador do sitema — aplicativo responsável pela inscrição na máquina — é 2 GB menor que o convencional. Caso seja comprovado, isso faciltaria a atualização do s

... istema, conhecido por exigir alguns gigabytes de espaço.

É o “novo” Windows 10 S?

A Microsoft já se empenhou em criar uma nova edição do Windows 10, com o objetivo de um perfil mais econômico de hardware. Porém, há diferenças marcantes entre a proposta do Windows 10 S e aquela supostamente desenvolvida para o Lean. Uma delas é a compatibilidade de programas com o sistema operacional.

No Windows 10 S, o usuário era limitado a usar apenas os aplicativos disponíveis na Windows Store — algo que impedia, por exemplo, a instalação de programas oferecidos fora da loja virtual. O Lean não teria essa restrição, aplicativos de qualquer origem, desde que compatíveis com o Windows 10, podem ser instalados no sistema operacional.

O Windows 10 Lean está em desenvolvimento e ainda não é possível saber se será lançado oficialmente pela Microsoft. Caso aconteça, ele deve chegar na atualização Redstone 5, grande update do sistema no segundo semestre.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.