O Google aproveitou o lançamento do novo Gmail para anunciar, em conjunto, uma versão repaginada do Google Tasks. A ferramenta de lista de tarefas segue integrada ao cliente de e-mail na web, mas conta um visual reformulado baseado no Material Design, além de novas funções. O recurso passa a ser acessado em uma barra lateral fixa do Gmail para oferecer uma maneira rápida de criar listas simples online. Para anotações mais elaboradas, o Google recomenda o Keep. Veja como usar o software de lista de tarefas no PC.

Passo 1. O Google Tasks não conta com uma página própria. Para acessá-lo, é preciso usar o novo Gmail. Na barra lateral, o Tasks é representado por um ícone de relógio azul com ponteiro branco. É preciso clicar sobre o ícone para abrir o programa no painel à direita.

Clique no ícone do Tasks para abrir a ferramenta dentro do novo Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Depois da mensagem de bem-vindo e clicar em “Primeiros passos”, o Tasks mostra uma interface composta basicamente de um botão para adicionar novos itens. Selecione “Adicionar uma tarefa” para começar sua lista.

... ;base64,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">

Clique na opção "adicionar uma tarefa" para criar novas tarefas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Digite novas tarefas e clique Enter para passar para a linha seguinte e adicionar mais itens. O botão de lápis, que aparece ao passar com a seta sobre os elementos, dá acesso à edição dos principais atributos do item.

Edite uma tarefa no Tasks clicando no ícone de lápis (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Na nova janela, é possível adicionar um texto mais longo para detalhar a tarefa. Outra função útil é a adição de subtarefas relacionadas. Clique em “Adicionar data” para definir um prazo de entrega com lembrete.

Adicione detalhes, subtarefas e data para finalização (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. As subtarefas ficam listadas também na tela principal. Ao concluir cada atividade, marque os itens para tirá-los da listagem. Qualquer ação pode ser desfeita facilmente em uma notificação no rodapé.

Conclua as tarefas e recupere-as se necessário (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Abra o menu da lista (os três pontinhos no canto superior direito do Tasks) para renomear e excluir o conjunto inteiro de tarefas. Em “Atalhos do teclado” o Tasks mostra todos os comandos de acesso rápido disponíveis para PC.

Acesse uma lista de atalho do Google Tasks (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Por fim, clique no nome da lista para abrir o menu principal do Tasks. Selecione “Criar nova lista” para criar tarefas separadamente. Em “Gmail”, é possível acessar as tarefas criadas no Google Tasks antigo.

Crie novas listas e acesse as tarefas do Tasks antigo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como mudar endereço de e-mail no Gmail? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.