O lançamento do Google Lens vai acontecer ainda neste mês para celulares com Android, de acordo com a fabricante. O recurso usa a inteligência artificial para mostrar informações relevantes diretamente no aplicativo de câmera fotográficas. A tecnologia funcionará com celulares de diversas marcas, sem depender do aplicativo Google Fotos. O anúncio foi feito pelo Google nesta quinta-feira (9).

Entre os telefones que vão ganhar o Lens direto no app nativo de câmera estão smartphones da Motorola, Sony, LG e Asus, além dos smartphones Pixel. Celulares da Samsung ficaram de fora da lista divulgada pelo gigante da internet.

Google Lens identifica raça de cachorro (Foto: Divulgação/Google)

O Google Lens foi uma das ferramentas que mais chamaram a atenção no ano passado. O recurso oferece uma nova interação com o mundo real por meio da câmera do celular, ao utilizar a inteligência artificial para oferecer respostas mais precisas de acordo com as imagens.

Você pode apontar a câmera para a fachada de uma loja, e o recurso informa os horários de maior movimento e a avaliação do estabelecimento. Inicialmente, a função foi introduzida no Google Fotos. Em seguida, também chegou à Google Assistente, em inglês.

... /2000/svg" xmlns:xlink="//www.w3.org/1999/xlink">

Google Lens permite seleção de trecho em imagem (Foto: Divulgação/Google)

Além de compreender o nosso idioma, o Google Fotos também vai trazer algumas novidades reveladas durante o Google I/O deste ano. O reconhecimento de texto converte as palavras de uma imagem em texto corrido, que pode ser copiado e colado. A tecnologia deve ser útil para salvar senhas de Wi-Fi, por exemplo.

A ferramenta também ganha a combinação de estilo. Ao apontar a câmera para uma peça de roupa, por exemplo, ela oferece informações detalhadas sobre o item, incluindo resenhas de outros usuários. Também vai mostrar peças similares.

Por enquanto não há uma lista especificando quais aparelhos das marcas selecionadas devem ganhar o Google Lens direto no aplicativo de câmera. No entanto, há a expectativa de que apenas os dispositivos que já contam com soluções de inteligência artificial recebam o recurso.

Como procurar pessoas por foto ou nome? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.