O Google revelou os vencedores do Google Play Awards de 2018, premiação anual que reconhece os melhores aplicativos para Android em categorias como Bem-Estar, Acessibilidade, Impacto Social e Experiência de Realidade Virtual ou Aumentada. Entre os vencedores da edição estão o app de meditação Simple Habit, o programa para ajudar pessoas com deficiência visual Be My Eyes e o Canva, que se tornou popular ao permitir criações avançadas de design gráfico para usuários iniciantes.

A seguir, veja os vencedores de cada categoria e conheça os aplicativos que conquistaram os jurados ao oferecer experiências agradáveis com impacto positivo nas comunidades. O anúncio foi feito na última terça-feira (8).

Google Play Awards de 2018 acontece horas antes do início do Google I/O, evento que anuncia novidades da empresa (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

1. Simple Habit - Melhor aplicativo de bem-estar

Na categoria que premia os aplicativos que ajudam pessoas a viver melhor, o campeão foi o Simple Habit, um app de meditação indicado principalmente para quem tem um estilo de vida agitado, com pouco tempo para "respirar fundo". Disponível para Android e iPhone (iOS), o software oferece exercícios de acordo com o tempo (entre 1 e 30 minutos) e com temas.

É possível, por

... exemplo, selecionar atividades para reduzir o estresse, melhorar o foco nas tarefas, dormir melhor e se acalmar antes de um compromisso importante. As meditações são guiadas por especialistas de todo o mundo e há opções de lembretes diários para que o usuário não se esqueça de relaxar.

Aplicativo de meditação promete ajudar a aliviar estresse e dormir melhor (Foto: Divulgação/SimpleHabit)

2. Be My Eyes - Melhor experiência de acessibilidade

O Be My Eyes, que já recebeu prêmios em 2017, ganhou o Google Play Awards 2018 por atender pessoas com deficiências ou necessidades especiais. Lançado recentemente para Android, o aplicativo permite que usuários "emprestem" seus olhos para uma pessoa com deficiência visual através de uma transmissão de vídeo ao vivo.

Pelo app, é possível solicitar um voluntário com visão para ajudar em tarefas do dia a dia. De acordo com o idioma, os usuários cadastrados recebem uma notificação e iniciam a conversa. O software promete ser útil para auxiliar com prazos de validade de alimentos, escolha de roupas e até o reconhecimento de locais.

App campeão na categoria acessibilidade facilita que deficientes visuais recebam ajuda (Foto: Divulgação/BeMyEyes)

3. Khan Academy - Melhor impacto social

Com foco em aplicativos que impactam positivamente nas comunidades, ajudando com saúde, educação, crises ou finanças, a categoria "Melhor impacto social" premiou o Khan Academy, em 2018. O app está disponível em português e permite que qualquer usuário aprenda e estude de graça conteúdos com mais de 10 mil vídeos.

Há explicações sobre economia, matemática, história, ciências e qualquer tipo de assunto. Além disso, é possível baixar conteúdos offline para estudar quando estiver sem internet e também responder mais de 40 mil perguntas para praticar os conhecimentos.

Com temas como economia, história e ciência é possível aprender tudo de graça no app (Foto: Divulgação/KhanAcademy)

4. BBC Earth: Life in VR - Melhor experiência AR ou VR

O aplicativo da BBC que permite conhecer através de um óculos de realidade virtual a costa da Califórnia, nos Estados Unidos, foi o campeão na categoria "melhor experiência AR ou VR", que busca apps que entreguem experiências imersivas aos usuários.

Ao colocar os óculos e ativar o Life in VR no Android, é possível mergulhar no mundo subaquático e aprender sobre diferentes espécies que vivem no oceano, observando as animações bem de perto. O app está disponível em inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, japonês e coreano.

Life in VR permite conhecer o oceano e as espécies da costa californiana (Foto: Divulgação/BBC)

5. Flipkart - Destaque para construir bilhões de experiências

A categoria que premia aplicativos que ajudem no desempenho de mercados emergentes selecionou, neste ano, o app de compras indiano Flipkart. Disponível para Android e Windows 10, com configuração em inglês, a plataforma permite adquirir produtos online para receber em casa.

Semelhante ao funcionamento da Amazon ou de sites brasileiros como Submarino, o app oferece produtos em categorias como moda, eletrônicos, acessórios, jogos, calçados e viagens. Além disso, conta com descontos e ofertas diárias e opção para pagar a compra em dinheiro no ato da entrega, facilitando quem não tem cartão de crédito, por exemplo.

App indiano permite fazer pedidos online e pagar na entrega em dinheiro (Foto: Divulgação/Flipkart)

6. Canva - Destaque para Startup

O Canva, aplicativo que já ganhou popularidade no Brasil, foi campeão na categoria "Destaque para Startup", que premia apps de novos desenvolvedores que oferecem experiência única e obtêm crescimento de instalações. Feito para usuários com pouco conhecimento em design gráfico, o app permite criar peças avançadas e divertidas, e está disponível para Android, iPhone (iOS) e computador.

Ao criar uma conta no Canva, é possível encontrar modelos prontos nos tamanhos ideais para Facebook, Instagram e Twitter. Além disso, há opções para montar cartões de visitas, apresentações, currículos, cartazes e convites, selecionando elementos gráficos e editando fotos sem sair do app.

Canva oferece templates para redes sociais, currículos, convites e cartões (Foto: Helito Bijora/TechTudo)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.