O Google anunciou nesta quinta-feira (17) que deixará de exibir na barra de endereço do Chrome o cadeado verde e a palavra “Seguro” ao acessar sites que usam HTTPS. Segundo publicação feita no Chromium Blog, a empresa acredita que a utilização do certificado na web se popularizou de maneira que, agora, os usuários esperam uma Internet segura por padrão. Portanto, eles serão notificados pelo navegador somente quando houver algum problema de segurança de um site desprotegido. A mudança deve ocorrer a partir da versão 69 do Chrome, prevista para setembro deste ano.

Chrome deixará de avisar quando um site é seguro (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

O protocolo HTTPS permite que a troca de informações entre o computador e o servidor que abriga um site seja feita de forma criptografada, garantindo a segurança dos dados online. O Chrome passou a informar que páginas com HTTPS eram confiáveis em janeiro de 2017, com o lançamento da edição 58 do browser. A mudança de padrão do navegador é justificada pela Gerente de produto do Chrome Security Emily Schechter pelo fato de que, antes, o número de páginas HTTP era muito alto para indicar todas as existentes como inseguras ou perigosas.

Já a versão 70 do Chrome, com lançamento previsto para outubro deste ano, passará a exibir um alerta em vermelho ao lado do endereço HTTP no navegador, informando que ele não é seguro. Além desses avisos, o browser também indica, desde a edição 58, alertas como “Informação ou perigoso” para sites que enviam e recebem dados de maneira não privada, “Inseguro” para aqueles que suspeitava

... m de problemas de privacidade e “Perigoso” em páginas que podem colocar em risco informações do usuário.

Mudança prevista pelo Chrome a partir de setembro (Foto: Divulgação/Google)

Chrome não faz downloads; como resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.