Clientes da operadora TIM contam a mais abrangente cobertura de internet 4G no país. É o que revela um estudo elaborado pela empresa OpenSignal, especializada em análise de dados de telecomunicações. Na sequência aparecem a Vivo e a Claro, enquanto a Oi está na lanterna do ranking com as quatro maiores teles nacionais.

A documentação da OpenSignal explica que o indicador aponta o percentual de localidades em que os usuários conseguiram se conectar à rede de quarta geração. Mais de 100 milhões de brasileiros têm acesso ao 4G, de acordo com a associação das empresas de telecomunicações. O estudo não considera 3G e outras formas de acessar a internet pelo celular.

TIM tem a maior cobertura 4G no Brasil, segundo OpenSignal (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Confira a listagem de operadoras, seguida da cobertura de 4G:

  1. TIM – 74,4%
  2. Vivo – 67,3%
  3. Claro – 61,7%
  4. Oi – 54,7%

De acordo com a organização, a TIM tem agido com agressividade na expansão do sinal do 4G pelo país. Atualmente está em 1,8 mil cidades, segundo a operadora. Recentemente, a empresa liberou a renovação antes do prazo do TIM Beta, um dos planos pré-pagos mais interessantes do momento.

O posicionamento da

... Oi no fim do ranking tem relação com a estratégia adotada por Claro, TIM e Vivo na adoção da banda de 700 MHz para troca de dados na telefonia móvel. “Frequências mais baixas são perfeitas para elevar o alcance do sinal móvel tanto em áreas urbanas quanto rurais”, diz o relatório. Enquanto isso, a Oi utiliza frequências médias e altas, “o que a coloca em desvantagem na cobertura”.

A análise leva em consideração dados coletados entre setembro e novembro de 2017. Em fevereiro, a OpenSignal mostrou que a velocidade média do 4G caiu no Brasil.

Qual é o melhor celular Dual SIM? Confira no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.