O tão esperado multiplayer de Stardew Valley já está disponível para download, em versão beta, nas plataformas Steam e GOG. Agora, os fazendeiros podem interagir e dividir seus lucros na mesma fazenda. Não sabe como funciona o modo coop? Confira o guia do TechTudo com tudo o que você precisa saber para jogar com os amigos online.

Modo coop

O multiplayer é uma modalidade adicional do Stardew Valley com suporte para até quatro jogadores, incluindo o host da partida. O conteúdo é o mesmo da campanha para um jogador, com algumas exclusividades.

Veja como jogar o multiplayer de Stardew Valley (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

O primeiro passo para jogar o modo coop é preparar casas para os fazendeiros que serão convidados. Se você está criando um novo jogo, coloque o número máximo em "Casas Iniciais". Desta maneira, sua fazenda terá espaço para chamar outros três jogadores para o game.

... 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">

Em novo jogo, selecione o número máximo de casas iniciais em Stardew Valley (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Caso queira carregar um save com uma fazenda já pronta, terá que montar os abrigos antes de convidar seus amigos. Vá até a loja da Robin, selecione a opção "Construir instalações para a fazenda" e monte a casa.

O futuro lar do seu companheiro de fazenda será construído na hora e custará apenas 100 ouros e 10 pedras. Com tudo pronto, salve o jogo e recarregue o save na aba "Host" do menu "Coop". Depois siga os passos do guia de "Como convidar amigos", logo abaixo, para jogar online.

Para chamar jogadores em um save antigo, construa uma casa para cada um em Stardew Valley (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Algumas decisões são colaborativas no multiplayer, como diálogos, horário de dormir (todos devem deitar na cama no mesmo momento) ou o ato de iniciar um festival. Pausar o jogo não é possível pelo menu, como se faz normalmente no modo para um jogador. Caso precisem de uma pausa, o host do servidor deve digitar o código /pause na caixa de diálogo.

No cooperativo, a fazenda e o dinheiro são compartilhados, enquanto o inventário, habilidades e relacionamentos com NPCs são individuais.

Como acessar o multiplayer

Via Steam

Passo 1. Abra a biblioteca do Steam. Na lista, clique com o botão direito do mouse em Stardew Valley e selecione a opção "Propriedades";

Entre nas propriedades do Stardew Valley no Steam (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 2. Selecione a aba "Betas". Digite o código "jumpingjunimos" sem aspas na caixa de texto e, em seguida, aperte o ícone "Verificar código";

Digite o código para desbloquear o beta de Stardew Valley (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 3. Selecione o beta na lista e aguarde a atualização. Após o download, o jogo terá o modo cooperativo no menu principal.

Selecione o beta de Stardew Valley na lista e espere o download da atualização (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Via GOG Galaxy

Passo 1. Na lista de jogos do GOG, procure pelo Stardew Valley. Em seguida, clique em "Mais" e depois "Configurações";

Acesse as configurações do Stardew Valley no GOG Galaxy (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 2. Em "Canais beta" selecione "Ativado";

Ative os canais beta no GOG Galaxy para acessar o multiplayer de Stardew Valley (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 3. Em "Canal", clique em "Adicionar canais privados" e digite o código "jumpingjunimos" sem aspas. Depois aperte "Enviar".

Digite o código do beta e clique em "Enviar" para jogar Stardew Valley online (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Como convidar amigos

Sendo o host do jogo, você pode convidar amigos da sua lista do Steam ou usuários da plataforma GOG Galaxy para se juntar a sua fazenda.

Lista de amigos do Steam

Passo 1. Crie um novo jogo ou carregue um save no modo "Coop";

Passo 2. No jogo, aperte "Esc" para abrir o menu e selecione as opções;

Em Multijogador, clique em "Convidar Amigo" e escolha um usuário que tenha o Stardew Valley no Steam (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 3. Em "Multijogador", clique em "Convidar Amigo". Chame um usuário da sua lista do Steam (que tenha o jogo) e espere ele se conectar.

Código de Convite

Passo 1. Ainda em "Multijogador", clique em "Exibir código de convite";

Copie o código de convite e envie para um amigo se conectar ao Stardew Valley (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 2. Copie e envie o código para o usuário que deseja jogar.

Como entrar em uma partida

Codigo de Convite

Passo 1. Com o código de convite em mãos, vá para o menu "Coop";

Passo 2. Clique em "Digite o código de convite";

Use o código de convite do seu amigo para entrar no multiplayer de Stardew Valley (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 3. Insira a palavra e tecle "Ok" para entrar na partida.

Insira a palavra código na caixa de texto do Stardew Valley (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Rede local

Se você possui dois ou mais computadores conectados na mesma rede, pelo mesmo roteador, é possível iniciar uma partida em rede local.

Passo 1. Na aba "Entrar", clique em "Entrar em partida de rede local";

Tem dois ou mais computadores conectados ao mesmo roteador? Inicie uma partida de rede local no Stardew Valley (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 2. Em seguida, digite o IP do computador host para conectar-se.

Digite o IP do computador host para entrar no multiplayer de Stardew Valley (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Vale a pena jogar Stardew Valley? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.