O desempenho da bateria MacBook é um importante parâmetro para medir o tempo de uso da máquina. Há dois modos de verificar essa informação, pelas configurações ou com o app gratuito coconutBattery. O notebook da Apple é conhecido por oferecer longevidade e colocar na alimentação de energia uma das principais medidas de vida útil: quanto menor o ciclo de recargas, mais conservado está um Mac.

Modelos fabricados a partir de 2010 são programados para durar mil ciclos antes de apresentar degradação mais significativa e perder carga com velocidade. Por isso, é essencial acompanhar a informação de perto. Veja duas maneiras de verificar a saúde da bateria do computador da Maçã.

MacBook exibe nível de bateria; modelos feitos a partir de 2010 tem mil ciclos de recarga (Foto: Divulgação/Apple)

Contagem de ciclos

Todos os MacBooks permitem acessar a contagem de ciclos de recarga da bateria por meio das configurações. A informação diz respeito à quantidade de vezes que o computador foi descarregado completamente ao longo do tempo.

Passo 1. Segure a tecla "Option" e clique no menu da Maçã para ver o item "Informações do Sistema...". Clique para abrir mais detalhes;

... ">

Acesse o menu de informações do sistema no MacBook (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. No menu lateral, clique em "Alimentação". Procure, no painel à direita, pela seção "Informações de Estado". O item "Contagem de Ciclo" mostra o quão perto de mil ciclos está o PC. Quanto menor o valor, menos usado está o MacBook. Em "Condição", o sistema exibe o status “Normal” quando não há problemas no componente.

Cheque a contagem de ciclos do MacBook (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Carga, idade e histórico

Passo 1. Baixe o aplicativo gratuito coconutBattery. Descompacte o arquivo .zip e mova o app para a pasta "Aplicativos" do Finder;

Baixe o app coconutBattery (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Ao acessar o app pela primeira vez, é preciso conceder permissão. Para isso, clique em “Abrir”;

Conceda permissão para abrir o coconutBattery pela primeira vez (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. O app mostra um panorama geral do desempenho da bateria. Em "Design Capacity", veja o percentual de carga suportado atualmente pelo computador em comparação com o estado inicial de fabricação;

coconutBattery mostra percentual de carga mantida na bateria (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Selecione “Battery info” para obter dados adicionais sobre o componente, como a idade exata, em dias, desde a fabricação;

Veja a idade da bateria no coconutBattery (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. O coconutBattery também permite criar um registro pessoal de verificação da bateria. Acesse a aba "History" e clique no botão "+", na parte inferior esquerda, para inserir a verificação atual na tabela. Assim é acompanhar o ritmo de perda de carga e saber quanto a bateria degradou com o tempo.

Crie um registro de verificações da bateria no coconutBattery (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Use as dicas, aproveite para monitorar a bateria do seu MacBook e saiba como o desempenho é afetado.

MacBook Pro não inicializa: o que fazer? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.