O Gboard possui uma função que permite criar imagens em formato GIF com efeitos visuais animados. O recurso, exclusivo para iPhone (iOS), traz um seletor de efeitos que são adicionados em tempo real com a câmera do celular. Dessa maneira, após escolher um dos temas, é possível gravar pessoas e objetos para gerar animações em loop e enviar para os seus amigos.

Entre os efeitos, é possível usar a simulação de notícias de última hora, caleidoscópio e "porta se fechando". Confira o tutorial a seguir e saiba como criar GIFs com efeitos visuais no seu smartphone. Para testar a função, utilizamos um iPhone 7 com iOS 11 e o app WhatsApp.

Tutorial mostra como criar GIF com efeitos visuais no Gboard para iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 1. Abra o Gboard em um mensageiro ou app rede social – nesse passo a passo, utilizamos o WhatsApp como exemplo – e toque no ícone de câmera. Em seguida, na próxima tela, toque no botão que fica no canto inferior direito da tela.

... 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">

Ação para acessar a tela de criação de GIF do Gboard para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Escolha um efeito visual na área destacada. Para gravar a cena que será usada no GIF, mantenha o botão em formato de círculo branco pressionado. Solte quando concluir a filmagem.

Ação para escolher um efeito visual para usar em uma GIF do Gboard para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Confira o GIF criado e toque na opção "Enviar" para ser redirecionado ao app anterior. Nesse momento, a imagem é automaticamente copiada para a área de transferência do celular. Toque na barra de mensagem e, em seguida, na opção "Colar".

Ação para preparar e iniciar o envio de uma GIF com efeitos visuais criada no Gboard para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Se achar necessário, adicione uma legenda e, depois, toque no ícone de seta azul para enviar a GIF na conversa.

Ação para enviar uma GIF com efeitos visuais criada no Gboard para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Use a dica sempre que quiser criar uma imagem engraçada para compartilhar com seus amigos em redes sociais e em mensageiros.

Qual o melhor teclado de emoji? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.