O iPhone (iOS) tem uma ferramenta muito útil e simples para os usuários que assistem a vídeos e séries legendadas no celular. Com uma configuração padrão que pode incomodar, por conta de legendas brancas inseridas em uma tarja preta, o sistema da Apple permite realizar diversas personalizações nas legendas, incluindo cor, fonte e tamanho.

A alteração funciona em todos os apps de vídeos que utilizam legendas no dispositivo, inclusive na Netflix, que geralmente fica configurada automaticamente com a legenda padrão do iPhone – mesmo quando o usuário já fez as alterações no site oficial. O passo a passo foi realizado em um iPhone 6S.

Padrão de legendas no iOS tem tarja preta e fonte de difícil visualização (Foto: Wallace Nascimento/TechTudo)

Passo 1. Acesse os "Ajustes" na tela inicial do iPhone. Em seguida, toque na opção "Geral" para exibir uma lista de configurações do aparelho.

... 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">

Alterações estão dentro do menu "Ajustes" (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Passo 2. Toque sobre o botão "Acessibilidade" e deslize a tela até as últimas opções da página. Selecione a opção "Legendas e Legendas Opcionais".

Menu de acessibilidade do iPhone (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Passo 3. Para ir à área de personalização, acesse "Estilo". Nesta parte já será possível fazer algumas alterações, como usar o fundo da legenda transparente, texto grande ou com contorno. Toque em "Criar novo estilo" para produzir uma nova legenda personalizada.

Ferramenta permite criar uma legenda totalmente personalizada (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Passo 4. Caso queira, é possível alterar o nome da legenda em "Descrição". Opções de fonte, tamanho e cor estarão logo abaixo. Primeiro, acesse a opção "Fonte".

Altere o nome de sua legenda e depois clique em "Fonte", para escolher o estilo (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Passo 5. Selecione a fonte de sua preferência. Depois, desça até o final da página e desmarque "Usar ajustes do vídeo". Essa opção precisa estar desmarcada em todas as abas de edição (fonte, tamanho, cor etc), caso contrário o estilo personalizado poderá ser substituído pelo ajuste padrão de cada vídeo.

No final da página é possível adicionar uma nova fonte entre a lista de todas as fontes disponíveis no iOS.

Em "Fontes", é necessário desmarcar a opção "Usar ajustes do vídeo" (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Passo 6. De volta ao menu principal de legenda, toque em "Tamanho" e escolha o tamanho de sua preferência. Depois, em "Cor", marque a opção desejada. Nós utilizamos o amarelo. Lembre-se de desmarcar novamente, nas duas páginas, "Usar ajustes do vídeo".

Escolha a cor e o tamanho de suas legendas em suas respectivas páginas (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Passo 7. Caso queira remover a incômoda tarja preta, vá na opção "Opacidade", no fim da página principal da legenda. Selecione "0%".

É necessário deixar a opacidade em "0%" (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Passo 8. De novo no menu principal de sua legenda, repita o processo anterior selecionando "Destaque do texto". Em seguida, vá até a parte inferior da página e também marque a opção "0%".

Em "Destaque do texto", marque novamente a opção "0%" (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Todos os vídeos exibidos no iPhone terão como padrão a legenda personalizada por você. No nosso caso, ela tem o tamanho grande, fonte Helvetica e cor amarela.

Netflix é um dos apps que exibem a legenda personalizada pelo usuário (Foto: Wallace Nascimento/TechTudo)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.