Um relat?rio divulgado esta semana pela Microsoft alerta que v?rias vers?es do Windows tamb?m s?o vulner?veis ao bug FREAK. A falha de seguran?a faz com que hackers possam for?ar um servidor a usar um sistema de criptografia mais fraco e, portanto, mais f?cil de ser quebrado.

Golpe usando v?rus WhatsAppInstall.exe promete instalar mensageiro no PC

Testes mostram que sistema operacional tamb?m ? vulner?vel ? falha (foto: Reprodu??o/Microsoft)

Qual ? o melhor antiv?rus gr?tis? Comente no F?rum do TechTudo

O site Freak Attack, que divulga informa??es sobre a falha de seguran?a, confirmou a vulnerabilidade em um teste feito com as vers?es mais recentes do Internet Explorer 11 rodando em um computador com Windows 7 com todas as atualiza??es de seguran?a.

A falha ? capaz de afetar usu?rios de Macs, Android, iOS e smartphones da BlackBerry, mas at? agora acreditava-se que o Windows estaria imune. Desde que o FREAK foi revelado, na segunda-feira (2), o Google lan?ou uma atualiza??o do Chrome para OS X que corrige a falha, mas a vers?o para Android continua com o problema. A empresa, assim como a Microsoft n?o divulgou quando uma corre??o ser? divulgada. A Apple, por sua vez, prometeu corre??es para a pr?xima semana.

Apesar de ter sido descoberto h? pouco tempo, a suspeita ? que o FREAK j? existisse desde a d?cada de 1990, devido a uma legisla??o americana que fazia com que as conex?es tivessem que alternar suas tecnologias de criptografia. At? o momento, n?o se sabe se a vulnerabilidade j? foi usada em algum tipo de golpe.

O bug permite que cibercriminosos que estejam monitorando o tr?fego entre usu?rios e servidores vulner?veis possam injetar c?digos maliciosos que seriam usados para for?ar a conex?o a usar uma chave de criptografia de 512 bits. Em seguida, eles coletam dados criptografados e usam redes de computadores ? muitas vezes baseadas na nuvem ? para quebrar a criptografia.

O processo usado para quebrar a criptografia, chamado de ?Brute Force?, leva em torno de sete horas e custa cerca de US$ 100 (pouco mais de R$ 300). Atualmente, entretanto, o pad

... r?o de 512 bits j? n?o ? mais usado e foi substitu?do por chaves de 1024 ou 2048 bits. Caso o mesmo procedimento fosse usado nestas chaves, precisaria de muito mais tempo e poder de processamento para ser bem sucedido, o que torna a tarefa invi?vel.

A chave da criptografia ? importante por que ela pode ser usada para criar sites falsos que conseguem copiar a prote??o em HTTPS do original, o que permitiria que os criminosos lessem ou modificassem dados, como nomes de usu?rios ou senhas.

Via Microsoft, Ars Technica?e The Next Web



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.