O Gmail passou a permitir que os usuários do app para Android personalizem as ações ao deslizar uma mensagem para a direita ou para a esquerda. Antes da atualização, os gestos estavam restritos a dois comportamentos: excluir ou arquivar um email. Agora é possível escolher entre seis diferentes opções para vincular ao movimento do dedo.

"Marcar como lida/ não lida", "Mover para", "Adiar", "Nenhum", além, claro, de “Excluir” e “Arquivar” são as alternativas de ação oferecidas com o update. Confira como configurar no passo a passo abaixo, realizado em um Moto Z2 Play rodando com Android O (8.0).

Gmail permite personalizar ações ao deslizar (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 1. Abra o app do Gmail e toque sobre o ícone de três linhas, situado no canto superior esquerdo, para acessar o menu de opções. Então, role o menu até o item “Configurações” e toque sobre ele.

... 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">

Acesse as configurações do Gmail (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 2. Vá em “Configurações gerais” e, em seguida, escolha a alternativa “Ações ao deslizar”.

Toque na opção "Ações ao deslizar" do Gmail (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 3. Note que serão exibidas as opções “Deslizar para a direita” e “Deslizar para esquerda”. As ações definidas para as duas podem ser personalizadas ao tocar em “Alterar”. Surgirão, então, as opções de comportamentos desejados para os gestos. Toque sobre aquele que desejar e repita o processo caso queira mudar a ação executada no swipe para ambas as direções.

Neste tutorial, optamos pelo “Excluir” ao arrastar para a direita e pelo “Marcar como lida/ não lida” ao deslizar para a direita.

Escolha a ação que deseja no Gmail (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 4. Pronto! Agora é só tocar sobre a mensagem que deseja executar a ação predefinida e deslizar o dedo na direção correspondente.

Movimento de deslizar para direita ou esquerda do Gmail (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Como encontrar um email enviado no Gmail? Descubra no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.