O Word conta com uma função de ditado que permite escrever textos sem digitar. A função pouco conhecida usa o reconhecimento de voz da Cortana para entender o ritmo de fala do usuário e aplicar a pontuação correta nas frases. O recurso está disponível em português e, segundo a Microsoft, funciona melhor quando a pessoa fala de forma natural.

A ferramenta de ditado está presente no Word oferecido pelo Office 365, serviço por assinatura que inclui Excel, PowerPoint e outros programas de escritório. Veja como ativar a função e usar para digitar sem as mãos no computador.

Passo 1. Abra um documento do Word e clique em “Arquivo”.

Acesse o menu Arquivo do Word (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Selecione “Opções” na barra lateral.

... YkloYrLqD2mWm/ex//xAAeEAABAwQDAAAAAAAAAAAAAAABABEhEDFBcVFhkf/aAAgBAQABPyHHAJsHZNYDtoTomfBoKIdHDsmHA8Vqf//aAAwDAQACAAMAAAAQFc//xAAbEQACAQUAAAAAAAAAAAAAAAABERBBUXGR8P/aAAgBAwEBPxAAc55O62Ef/8QAGREAAQUAAAAAAAAAAAAAAAAAARARIWGx/9oACAECAQE/EHS1gT//xAAdEAEBAAIDAAMAAAAAAAAAAAABEQAhEEFRMWGh/9oACAEBAAE/EIbGpoF7XHo0NLdPZ8YrQUNnf3w5piEOzZ5f3GatCFDgAAADoJx//9k=">

Acesse as opções do Word no Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Na coluna da direita, clique em “Página inicial” para expandir as opções e veja se o item “Voz” está disponível.

Verifique se a ferramenta de voz está ativa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Se a ferramenta de voz não estiver ativa, selecione a opção “Todas as guias” na coluna da esquerda e encontre o item dentro de “Página inicial”. Marque em clique em “Adicionar”. Ao final, clique em “Ok”.

Ative a ferramenta de voz no Word (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Retorne ao documento e veja a opção ditado na barra superior. Clique para ativar a escuta.

Ative a escuta do Word (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Fale naturalmente para transformar a voz em texto. Clique novamente no microfone para finalizar o ditado.

Fale para digitar com a voz (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como converter documento pdf em .doc? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.