A Apple anunciou um programa de assistência técnica especial para MacBooks que tenham defeito no teclado. Com a medida, unidades do computador fabricadas entre 2015 e 2017 com esse problema terão o componente trocado sem custos, mesmo que a garantia já tenha terminado. A medida ocorreu em resposta a uma ação coletiva movida por consumidores nos EUA e é válida para todo o mundo, inclusive o Brasil. Saiba tudo sobre a novidade e veja como saber se o seu Mac está na lista de modelos elegíveis.

Teclado que estreou no MacBook de 12'' apresenta problema crônico (Foto: Elson de Souza/TechTudo )

O reparo gratuito dos teclados será realizado apenas em três casos específicos. Segundo a Apple, o computador deve apresentar letras ou caracteres que se repetem de forma inesperada, não funcionam ou cujas teclas parecem estar travadas.

Esses computadores devem ser levados a uma assistência autorizada da empresa para solicitar o reparo gratuito. Após avaliação, o suporte técnico poderá optar por trocar somente as teclas com mau funcionamento ou o teclado completo. O benefício não estende a gratuidade de reparos para outros defeitos nem aumenta o período de garantia do MacBook.

Ação coletiva

A Apple lançou o programa de reparos devido a uma ação contra a empresa na justiça americana. Usuários se queixam de uma falha de projeto que teria causado um defeito crônico no teclado de certos modelos de MacBook.

A Apple admite a exist�

... �ncia do problema, mas afirma que ele está presente em apenas uma “pequena porcentagem” das máquinas. Ainda assim, o número de produtos afetados deve ser grande. Um abaixo-assinado online que pede um recall dos produtos, por exemplo, reuniu a assinatura de mais de 20 mil pessoas de vários países.

Reembolso

Quem pagou pelo conserto de Macs com teclado com defeito pode entrar em contato com a Apple para tratar do reembolso. Segundo alguns usuários, apesar da empresa oferecer agora a possibilidade de troca de apenas algumas teclas, eles foram obrigados a gastar mais de R$ 2 mil em um teclado novo na assistência autorizada.

Como saber se o MacBook é elegível

A extensão especial da garantia para o teclado é válida apenas para modelos de MacBook com o teclado "borboleta", que chegou ao mercado em 2015. Veja como saber se o seu é elegível.

Passo 1. Acesse o menu principal do Mac e clique em “Sobre este Mac”.

Acesse o menu Sobre Este Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Na primeira linha da descrição do modelo, confira se a informação corresponde a um dos modelos listados abaixo:

  • MacBook (Retina, 12­inch, Early 2015)
  • MacBook (Retina, 12-inch, Early 2016)
  • MacBook (Retina, 12­inch, 2017)
  • MacBook Pro (13-inch, 2016)
  • MacBook Pro (13­inch, 2017)
  • MacBook Pro (15­inch, 2016)
  • MacBook Pro (15­inch, 2017)

Veja se o seu MacBook está na lista de modelos afetados pela falha crônica (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Via Apple



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.