O Google guarda os áudios gravados por seus usuários a partir da ativação da Google Assistente, seja ao tocar no ícone do microfone ou ao dizer o comando predefinido. Quem não deseja que a empresa tenha as informações à disposição pode facilmente apagar tudo isso por meio do gerenciamento de atividades, conforme você vê nas linhas a seguir. O procedimento foi feito em um iPhone X, mas também funciona em Android.

De acordo com a empresa, esses dados ajudam a oferecer experiências mais personalizadas nos serviços como melhor reconhecimento de voz e áudio, dentro e fora do Google.

Google Assistente (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Procedimento no iPhone

Passo 1. Abra o aplicativo oficial do Google e toque sobre a foto de perfil. Em seguida, escolha “Gerencie sua Conta do Google”.

... 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">

Acesse opção “Gerenciar sua Conta do Google” (Foto: Reprodução / TechTudo)

Passo 2. Selecione “Informações pessoais e privacidade”. Na tela que abrir, procure pela seção “Gerenciar suas atividades no Google” e selecione “Controles de atividade”.

Acesso ao Controle de Atividade (Foto: Reprodução / TechTudo)

Passo 4. Opte por “Atividade de voz e áudio” e vá em “Gerenciar histórico”.

Aplicativo oficial do Google tem registro de atividades (Foto: Reprodução / TechTudo)

Passo 5. Serão exibidos todos os áudios gravados pela Google Assistente. O usuário pode ouvir o que foi gravado na opção “Reproduzir”. Para apagar basta tocar sobre o ícone de três pontinhos e, em seguida, em “Excluir”. Em seguida, confirme a opção.

Remoção de registro de áudio no Google (Foto: Reprodução / TechTudo)

Passo 8. Para deletar múltiplos áudios simultaneamente, vá ao ícone de três pontinhos situado na parte superior direita da página e clique em “Excluir atividade por”.

Acesso ao registro de atividades por período (Foto: Reprodução / TechTudo)

Passo 8. É possível escolher uma das opções prévias ou selecionar um intervalo de tempo personalizado. Neste tutorial, decidimos apagar todos os áudios e, por isso, selecionamos a opção “Todo período”.

Usuário pode apagar todo o histórico (Foto: Reprodução / TechTudo)

Passo 10. Escolhido o período ou intervalo de tempo, vá em “Excluir” para concluir o processo.

Remoção de atividade no Google (Foto: Reprodução / TechTudo)

Como pausar a coleta de áudio no Google

Caso não queira mais que o Google grave o registro de áudios, o usuário pode pausar as atividades de voz e áudio. No entanto, a função é útil apenas para os comando feitos à assistente, não alterando a gravação de informações de outros serviços da empresa, como o Google Voice ou YouTube. Além disso, desativar a opção não exclui os dados captados anteriormente.

Retorne para a tela de “Atividade de voz e áudio”, conforme o passo 4 acima. Toque sobre a chave e depois em “Pausar”.

Procedimento para pausar a coleta de áudio (Foto: Reprodução / TechTudo)

O WhatsApp é o melhor mensageiro? Comente no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.