O Instagram lançou grandes novidades para usuários em junho, com destaque para a chegada do IGTV. A função traz vídeos mais longos à rede social e uma nova estrutura de canais para concorrer com o YouTube. Além disso, o serviço pertencente ao Facebook liberou um recurso de chamadas de vídeo em grupo no Direct e uma versão alternativa mais limpa e leve para celulares baratos. A rede ainda ganhou suporte à música no Stories e desistiu de avisar usuários quando amigos tiram print das postagens. Veja um resumo de tudo o que aconteceu com o Instagram nas últimas semanas.

1. IGTV para enfrentar YouTube

O Instagram lançou o IGTV para disputar espaço com o YouTube pela preferência dos criadores de conteúdo audiovisual. Assim como na solução do Google, o novo serviço permite fazer o upload de vídeos mais longos e é baseado na ideia de canais. No entanto, a implementação herda aspectos do Stories, com vídeos na vertical, reprodução automática e interação por meio de mensagens privadas.

Durante o lançamento, CEO do Instagram Kevin Systrom comparou as características do IGTV com a TV tradicional. "Assim como acontece ao ligar a TV, o IGTV começa a tocar assim que você abre o aplicativo. Você não precisa pesquisar para começar a assistir ao conteúdo de pessoas que você já segue no Instagram e outras que você possa gostar com base nos seus interesses", explicou. O IGTV está disponível dentro do Instagram e em um app independente para Android e iPhone (iOS).

... __description__caption"> IGTV leva vídeos mais longos ao Instagram (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

2. Videochamadas, filtros e menu Explorar

No fim de junho, o Instagram liberou para todos a função de videochamadas no Direct. Usuários podem iniciar uma chamada individual ou em grupo de até quatro pessoas. A janela de conversa em vídeo pode ser minimizada para continuar navegando no aplicativo enquanto a ligação acontece.

A novidade chegou junto com novos filtros de realidade aumentada, que permite usar objetos virtuais interagindo com o cenário real em posts do Stories. Além disso, a última atualização do mês trouxe um redesenho da aba Explorar, que separa conteúdo por tópicos como “Viagem”, “Esportes”, “Comida” ou “Música”. A versão antiga ainda está presente, porém em uma nova seção chamada “Para você”.

Instagram lança chamadas de vídeo para conversar com até quatro amigos nos Directs (Foto: Divulgação/Instagram)

3. Instagram Lite para celulares básicos

A rede social começou a testar uma nova versão do aplicativo, mais leve que a convencional. Pesando apenas 537 KB contra 32 MB do app original, o Instagram Lite elimina o Direct (e, como consequência, as chamadas de vídeo e demais recursos atrelados à troca de mensagens) e outras funções para deixar o programa mais fácil de armazenar e operando bem em smartphones com hardware simples.

A empresa declarou à imprensa internacional que os testes foram iniciados apenas no México, e não revelou quando a novidade será liberada para outros países, como o Brasil. A versão Lite, por enquanto, é exclusiva do Android.

Instagram Lite tem a mesma aparência do app normal (Foto: Reprodução/Google Play Store)

4. Música no Stories

O Instagram enfim ganhou uma maneira oficial de adicionar música aos posts do Stories. Na verdade, são duas: um sticker que pode ser posicionado na tela e um modo de gravação próprio na câmera integrada. Em ambos os casos, o usuário tem acesso a uma biblioteca de milhares de músicas de diversos gêneros para escolher. É possível ainda cortar um trecho específico para usar enquanto se grava um vídeo.

A função chega para Android e iPhone (iOS), mas o modo de gravação que permite escolher a música antes de capturar o vídeo está disponível, por enquanto, apenas na plataforma da Apple.

Modo "Música" permite escolher trilha para vídeos do Instagram Stories (Foto: Divulgação/Instagram)

5. Fim do aviso de print

Depois de quase seis meses de testes, o Instagram decidiu abandonar uma função que acusaria quando um usuário tirou print do Stories de um amigo. Enquanto o recurso estava em fase experimental, os testadores recebiam uma notificação informando quando alguém salvava a imagem do Stories no armazenamento do celular.

A informação foi confirmada com o Instagram pelo Buzzfeed News. A rede social, porém, não explicou o motivo da decisão.

Instagram abandonou notificação de print no Stories (Foto: Reprodução/ WABetaInfo)

Por que meu Instagram não mostra SuperZoom e máscaras? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.