O modo Não Perturbe do Android O (8) oferece algumas possibilidades de configuração para que os usuários do sistema não sejam incomodados em momentos indevidos. É possível escolher entre três opções de silenciamento ou criar regras específicas para a ativação automática do recurso, seja a partir de determinado dia e horário ou seguindo eventos do calendário.

Para configurar o recurso no seu celular, confira o tutorial a seguir. O passo a passo foi feito em um Moto Z2 Play com Android O e também serve para outros dispositivos.

Android Oreo conta com algumas opções de configuração do modo "Não perturbe" (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Procedimento

Passo 1. Arraste o dedo de cima para baixo, a partir do topo da tela, para abrir o menu rápido do Android. Em seguida, toque sobre o ícone do modo “Não perturbe” para acessá-lo – ele tem formato de esfera com um traço no centro.

... 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">

Arraste a tela de cima para baixo no Android (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 2. Caso ainda não esteja ativado, clique sobre a chave na parte superior da tela para acioná-lo. Logo, serão exibidas as três opções para não ser incomodado existentes no sistema:

  • “Silêncio total”: bloqueia todos os sons e vibrações, incluindo alarmes.
  • “Somente alarmes”: apenas alarmes serão reproduzidos.
  • “Somente prioridades”: somente as prioridades definidas pelos usuários serão notificadas.

Ative o modo "Não perturbe" no Android (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 3. Cada uma dessas opções apresenta duas formas para sair do modo escolhido: até que o usuário desative o recurso ou mantê-lo ativo por uma hora. Amplie ou reduza a quantidade de horas nos sinais de “+” ou “-”.

Aos fins de semana, mais um item surge na tela, oferecendo a possibilidade de cancelar o “Não perturbe” somente na segunda-feira. Selecionadas as preferências iniciais, vá em “Mais configurações” para acessar permissões e criar regras especiais.

Acesse "Mais configurações" do modo "Não perturbe" do Android (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 4. Em “Preferências de ‘Não perturbe’”, é possível selecionar quais são as exceções no modo “Somente prioridade”. Para configurá-las, vá em “Permissões em ‘Somente prioridade’” e, na tela seguinte, ative as chaves referentes aos tipo de alertas a serem permitidos, como “Lembretes”, “Eventos” e “Remetentes repetidos”, que libera a chamada caso seja a segunda ligação dentro de 15 minutos, feita por uma mesma pessoa. Os alarmes são sempre permitidos.

Escolha o que são prioridades no modo "Não perturbe" no Android (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 5. Já em “Mensagens”, o usuário pode escolher ser perturbado com textos de qualquer pessoa, somente dos nomes salvos nos contatos, apenas os favoritos ou de ninguém.

Selecione quais mensagens receber com o modo "Não perturbe" ativado (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 6. O mesmo tipo de seleção deve ser feito no que diz respeito às chamadas recebidas enquanto o modo “Não perturbe” estiver ativado.

Configure as preferências de chamada do modo "Não perturbe" (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 7. De volta ao menu inicial, vá em “Bloquear perturbação visual”. Nessa área é possível optar por não ser incomodado por notificações visuais. O sistema oferece a possibilidade de impedir avisos com a tela apagada ou ligada – ou seja, mesmo que o smartphone esteja em uso no momento, o recado só será exibido quando o modo para não incomodar estiver desativado.

É possível impedir que apps exibam avisos na tela do Android (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Como criar regras automáticas

Passo 1. O modo “Não perturbe” do Android oferece ainda a possibilidade de criar regras automáticas, que ativam o recurso de modo não manual. A funcionalidade é bastante útil para quem não deseja ser incomodado durante o horário de trabalho ou em reuniões, por exemplo. Estão disponíveis dois tipos:

  • “Regra de evento”: integrado com os programas da agenda do Google da conta vinculada;
  • “Regra de horário”: estipulada de acordo com determinado dia e hora.

Para criar, toque em “Adicionar mais” e, em seguida, escolha o tipo de regra desejado.

Criando regra de horário no modo "Não perturbe" do Android (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 2. Iniciaremos com uma Regra de horário. Primeiramente, atribua um nome e conclua em “Ok”. Depois, toque em “Dias” para determinar em quais dias da semana essa regra do modo “Não perturbe” será acionada automaticamente.

Dê um nome à regra do modo "Não perturbe" (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 3. Toque sobre as caixas correspondentes para incluir ou excluir um dia e finalize a seleção em “Ok”. Em seguida, vá em “Horário de início” para definir o momento em que a regra entrará em ação.

Selecione os dias da semana (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 4. Atribua o horário desejado e vá em “Ok”. O processo é exatamente o mesmo para estabelecer o horário de término da regra. Em seguida, toque sobre “Preferências de ‘Não perturbe’”.

Escolha as preferências do modo "Não perturbe' (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 5. Escolha uma das três opções. Por fim, há ainda a opção de encerrar a regra com o próximo alarme e, não necessariamente, no horário de término escolhido. Para isso, é só ativar a chave do item “Alarme substitui horário de término”.

O usuário pode escolher que um alarme finalize o modo "Não perturbe" (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 6. Já para criar uma regra de evento, mais uma vez, toque em “Adicionar mais” e, então, escolha a opção desejada.

Criando Regra de evento no modo Não perturbe (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 7. Atribua um nome à regra e toque em “Ok”. Em seguida, vá em “Durante eventos de”.

Dê um nome à regra de evento (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 8. Agora, escolha se quer usar as informações de qualquer agenda ou da agenda vinculada à sua conta do Google. Logo, vá em “Onde a resposta seja”.

Selecione qual agenda vincular à regra do modo "Não perturbe" do Android (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 9. Na tela, surgirão opções para o tipo de resposta dada para o evento que ativará o modo “Não perturbe”. É possível escolher entre “Sim, talvez ou sem resposta”, “Sim ou talvez” ou apenas “Sim”. Escolha a opção desejada e vá em “Preferências de ‘Não perturbe’”.

Escolha a resposta ao evento (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 10. Selecione a opção desejada.

Preferências do modo "Não perturbe" (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Como excluir uma regra

Passo 1. Caso uma regra criada não seja mais útil, o usuário pode excluí-la. Toque sobre o ícone de lixeira ao lado do item que deseja deletar e, em seguida, confirme.

Excluindo uma regra automática do modo "Não perturbe" do Android (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Descubra no Fórum TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.