O uTorrent ? um dos mais famosos gerenciadores de download do mundo, mas sua era pode estar comprometida. Isso porque, de acordo com um relat?rio da Trusted Reviews, a sua mais recente atualiza??o (3.4.2), vem integrada com um programa chamado Epic Scale. O programa utiliza o processador do computador em segundo plano para minerar bitcoins - mais especificamente uma variante bitcoin conhecida como Litecoin. E os bitcoins? V?o todos para a carteira digital do uTorrent.

Brasil ? o quarto no ranking global com mais PCs que comandam botnets

uTorrent pode estar usando seu computador e internet para minerar Bitcoin (Foto: Reprodu??o/uTorrent)

O Epic Scale age quando o seu computador est? inativo, formando uma rede global de processamento para solucionar problemas matem?ticos complexos, como quebrar c?digos encriptados. Para isso, ele cria um supercomputador usando milh?es de computadores pessoais espalhados por todo o mundo. Pode ser usado tanto para resolver problemas de biologia molecular, encontrar intelig?ncia extraterrena ou, nesse caso, para minerar Bitcoins.

O grande problema ? que muitos usu?rios do uTorrent, n?o sabiam que seus computadores estavam sendo utilizados para a mina de moedas digitais. Alguns, s? descobriram que havia um programa funcionando em segundo plano em sua m?quina, depois de perceber um aumento significativo na carga do processador.

O que ? minera??o de bitcoin?

Os bitcoins s?o moedas virtuais de troca que, n?o s?o emitidas, mas obtidas atrav?s da "minera??o". Assim como o ouro, o bitcoin garante a sua alta cota??o atrav?s de dois fatores: a escassez e a dificuldade de extra??o.?Para minerar o bitcoin, portanto, ? necess?rio um computador poderoso com o software adequado, al?m do apoio de diversas outras m?quinas - o que ? muito caro e trabalhoso.?

Por isso, empresas utilizam a capacidade de processamento de computadores pessoais de usu?rios ao redor do mundo para conseguir "for?a" suficiente, para minerar essas moedas virtuais. Diferentemente do que ocorre na minera??o de ouro, entretanto, a minera??o de Bitcoin prov? uma recompensa em troca dos servi?os essenciais para operar uma rede segura de pagamentos.

Para entender melhor o processo, d? uma olhada?no artigo?do colunista do TechTudo?B. Piropo, que explica os pormenores dessa pr?tica.

O que isso faz com seu PC?

Normalmente, para minerar bitcoins ? necess?rio um computador espec?fico, com grande capacidade de processamento. Ou seja, quando realizada em segundo plano no seu PC, a minera??o de bitcoins deixar? sua m?quina mais pesada. Como consequ?ncia, seu computador estar? incapacitado de executar muitos programas ao mesmo tempo e travar? com mais frequ?ncia.?

Por que ? ruim?

A utiliza??o de m?quinas "sequestradas" para minerar bitcoin ? uma invas?o e portanto, al?m de atrapalhar os usu?rios, faz uso n?o autorizado de seus computadores. Essa pr?tica n?o ? diferente de qualquer a??o que a maioria dos malwares faz e, por isso, n?o deve de forma alguma ser aceita pelos usu?rios.

Est? nos termos de uso?

Infelizmente, a instala??o do programa est? sendo feita de acordo com os seus termos de uso. Se voc? aceita os termos de uso, aceita o uso do seu computador para minera??o. Em uma declara??o ao The Verge, a empresa por tr?s do uTorrent confirmou que o programa est? realmente sendo instalado, mas contesta o fato de que isso esteja acontecendo sem o consentimento do usu?rio.

... >

"Revisamos a quest?o e podemos confirmar que n?o h? instala??o silenciosa acontecendo .... Muito provavelmente esses usu?rios aceitaram a oferta durante a instala??o", escreveu um representante da empresa. "Como muitas empresas de software, temos parceiros que oferecem aplicativos durante o processo de instala??o, mas eles s?o sempre opcionais", explicou.?

Na mesma nota, a Epic Scale, alega que a minera??o visa beneficiar institui??es de caridade, para onde v?o 100% do seu lucro. Para minimizar a pol?mica, em um t?pico do f?rum, uTorrent recomendou aos usu?rios que estiverem insatisfeitos, que desinstalem o programa?Epic Scale e removam a pasta associada a ele.

Via?The Verge



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.