O notebook liga, mas não inicia o sistema operacional – esse erro é frequente para usuários de diferentes marcas e pode ter diversas origens. As causas podem estar relacionadas a falhas no sistema de arquivo, áreas do disco rígido corrompidas e alterações de configurações, por exemplo. Para identificar a raiz do problema, é necessário analisar os "sintomas" apresentados pelo computador.

Pensando nisso, o TechTudo reuniu os erros mais comuns que fazem com que o laptop não inicialize. Confira a seguir algumas dicas de como resolver cada um deles. Os procedimentos são específicos para Windows, mas podem funcionar com outros sistemas.

Reparo de Inicialização

A ausência ou falha de arquivos do sistema pode fazer com que o Windows não consiga ser inicializado. A origem precisa do problema é difícil de identificar, já que pode ocorrer por diversas causas, como em quedas de luz ou até alterações indevidas nas configurações.

Para contornar isso, a Microsoft introduziu a ferramenta de Reparo de Inicialização (ou Correção de Inicialização), presente no Windows 7, 8 e 8.1 e Windows 10. Ele pode ser acessado pressionando a tecla Shift durante a inicialização. Se não funcionar, é necessário criar um disco de reparação do sistema com a ferramenta Media Creation Tool, da Microsoft.

Caso não tenha o disco pronto, você pode criá-lo a partir de outro computador. Após instalar e executar a plataforma, basta selecionar o sistema operacional do notebook com problemas de inicialização, assim como o tipo de mídia em que ele será guardado, e esperar o download terminar.

... 6087 9.625,6.7826087 C9.625,8.5826087 8.225,10.0434783 6.5,10.0434783 L6.5,10.0434783 Z" id="Shape"> Disco de reparação do Windows sendo criado no Media Creation Tool (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Insira o CD ou pen drive no laptop que apresenta o erro e realize o boot através dele. Quando chegar à tela de instalação do Windows, clique em "Reparar o computador". Depois, entre em "Solução de Problemas" e selecione "Opções avançadas". Por fim, clique em "Reparo de Inicialização" e aguarde o fim do procedimento.

Reparo de Inicialização na tela de opções avançadas do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Restauração do sistema

Se o notebook não inicia e não repara, uma alternativa é restaurar o sistema. O acesso é realizado também por meio do disco de inicialização. Neste caso, porém, você deverá entrar em "Restauração do Sistema" em vez de "Reparo de Inicialização".

Feito isso, clique em "Restaurar o PC" para reinstalar o Windows. A solução é mais demorada do que a anterior, mas o aspecto positivo é que ferramenta permite manter os arquivos armazenados no PC. Portanto, o procedimento não equivale a uma formatação.

Restauração do sistema reinstala do Windows, podendo apagar ou manter arquivos do usuário (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Uma alternativa mais simples é entrar em "Opções avançadas" e escolher "Recuperar o sistema". Isso fará com que o Windows volte a um ponto anterior em que não apresentava erros. Esse método é mais rápido, mas costuma ser menos eficiente nos casos em que o reparo na inicialização não resolveu o problema.

Resetar a BIOS

A BIOS é o programa que reconhece o hardware e realiza verificações essenciais para que o computador funcione. Se alguma de suas informações estiver corrompida, o sistema dificilmente vai conseguir inicializar. Essas falhas têm origens diversas, tais como compatibilidade com componentes recém instalados, quedas de energia ou mudanças nas configurações.

A solução mais prática é restaurar os padrões de fábrica da BIOS. O procedimento é realizado dentro do próprio sistema, normalmente acessível apertando a tecla F2 durante a inicialização. Vale ressaltar que cada marca e modelo pode apresentar uma tecla de atalho diferente. O TechTudo tem tutoriais específicos explicando como resetar o BIOS de um notebook da Dell, da HP, da Acer, entre outras fabricantes.

Restauração dos padrões de fábrica do BIOS em notebook Acer (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Erro no disco rígido

Algumas vezes o laptop exibe uma tela preta com a mensagem "no DCHP or proxy DCHP received" logo ao iniciar. Ela indica que o sistema está tentando realizar o boot por meio de uma rede, mas não há cabo conectado. Geralmente, após desligar e retornar o computador algumas vezes, o sistema acaba inicializando, mas em alguns dias o erro volta a aparecer.

Isso normalmente acontece quando há alguma falha grave no disco rígido. Como o sistema não consegue fazer o boot de primeira pelo HD, pula para a opção de rede, que em geral está desabilitada. A solução está na reparação da unidade de disco. Quando o Windows for inicializado, entre no Prompt de Comando como administrador, digite "chkdsk c: /r" (sem as aspas) e pressione Enter.

Essa opção do Check Disk vai localizar setores defeituosos e tentar repará-los. Vale lembrar que a letra "C" deve ser substituída pela correspondente da sua unidade de disco.

Execução de comando de recuperação de áreas defeituosas do disco rígido com o Check Disk (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Erro de harware

Todos os problemas e soluções apresentados acima envolvem software, mas é possível que a falha seja originada em algum elemento de hardware. Se o notebook tiver incompatibilidade ou insuficiência de memória, apresentar defeito na bateria CMOS ou processador, bem como qualquer erro desse tipo, será necessário trocar a peça.

Para resolver, você precisa abrir o computador. A operação não é simples: tocar em certos circuitos pode queimá-los e agravar ainda mais a situação. Portanto, se você não tiver domínio em manutenção e seu PC não inicia após seguir as dicas acima, recomendamos levar o laptop a um profissional especializado.

Falhas no hardware do notebook podem fazer com que ele não inicialize (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Qual é o melhor sistema operacional para um PC? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.